Outubro Rosa é marcado por parceria entre Sesc e Prefeitura em São José do Norte

Mais de mil atendimentos estão à disposição das mulheres da cidade de forma gratuita.

Por Marianna Bertoldi

O interior da unidade móvel é preparado para receber a população/ Foto: Marianna Bertoldi

Durante o mês de outubro, muitos municípios desenvolvem ações alusivas à campanha Outubro Rosa para o combate e prevenção ao câncer de mama em mulheres. No município de São José do Norte, a campanha do Outubro Rosa teve início de forma significativa neste ano. Na manhã desta quinta-feira,06, a Prefeitura Municipal de São José do Norte e o Sistema Fecormércio-RS/Sesc e Senac inauguraram a Unidade Sesc de Saúde Preventiva na cidade.

Através desta parceria público-privada, as mulheres de São José do Norte, a partir dos 12 anos de idade, terão acesso a exames e consultas médicas de forma gratuita até o início do mês de novembro, enquanto a carreta do Sesc estiver operando no local. No total, serão disponibilizados mais de mil atendimentos, entre eles: 400 mamografias, 400 consultas oftalmológicas, 180 consultas citopatológicas e 180 ecografias mamárias, transvaginal e abdominal.

O atendimento na unidade será exclusivamente para mulheres devido a uma ação organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, da prefeitura,  alusivo à campanha de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. O recurso utilizado para a realização da parceria foi deliberado pelo conselho e sairá do Fundo Municipal de Direitos da Mulher, previsto na lei complementar 014, de 19 de dezembro de 2017. 

O mamógrafo da unidade auxiliará no diagnóstico precoce de câncer de mama/ Foto: Marianna Bertoldi

Durante a cerimônia de inauguração, as autoridades presentes compartilharam suas falas com o público. A prefeita de São José do Norte, Fabiany Roig, reforçou a importância desta parceria para o Município. “‘Essa ação, sem sombra de dúvidas, é muito importante”, disse ela ao complementar que a ação vai ajudar a amenizar a demanda reprimida de exames, que cresceu muito devido à pandemia do COVID. Além disso, o presidente da Câmara de Vereadores, Cristino Azevedo, também mencionou um novo projeto em apoio ao Outubro Rosa. Segundo ele, o prédio onde a Câmara está sediada estará iluminado por luzes cor-de-rosa durante todo o mês, assim, todas pessoas que passam em frente ao local lembrarão da campanha.

Outras ações relacionadas ao Outubro Rosa aconteceram na cidade, uma delas foi realizada pela Secretaria de Saúde no dia 14 de outubro, em Bujuru, uma localidade do interior, localizada a cerca de 60km do centro de São José do Norte. Esta ação no interior beneficiou mulheres com atividades durante toda a manhã e tarde, incluindo vacinação, agendamento de exames, rodas de conversa, mateada, “momento da beleza”, entre outras, com o objetivo de promover conhecimento, acesso e bem-estar às mulheres.

A carreta está estacionada em frente à Igreja Matriz/ Foto: Marianna Bertoldi

O câncer de mama e de colo de útero são as principais causas de morte por câncer em mulheres no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a população de mulheres na região Sudeste e Sul são as principais vítimas por câncer de mama. Dados do INCA, em 2020, mostram que, na região Sul, acorre quase 13 mortes a cada 100.000 mulheres. Por isso, é de grande importância o diagnóstico precoce e campanhas de prevenção e conscientização no país. 

Comentários

comments

Você pode gostar...