Feirinha PSJ é vitrine para microempreendedores

A feira que aconteceu no fim de semana contou com a participação de pequenas empresas pelotenses

Por Deborah França

No último domingo (21), o Lounge PSJ, mais conhecido como o local do antigo Posto São José, com acesso pelas ruas Félix da Cunha e Padre Anchieta, recebeu uma feira com exposição de diferentes empresas locais. O evento aconteceu das 14h às 20h, com muita música, diversidade e a entrada era gratuita para todos. A feira costuma ocorrer pelo menos uma vez por mês, sem data certa, mas sempre com muita expectativa para as próximas edições e incentivo ao comércio local.

A doceira Júlia com sua banca JuCake Doces Gourmet na feira PSJ. / Foto: Arquivo pessoal.

A Júlia Gameiro, de 21 anos, formada em Administração pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), já é uma microempreendedora e levou a JuCake Doces Gourmet até a feira do PSJ. Na entrevista realizada com a doceira após o sucesso obtido no domingo, ela nos conta um pouco como foi viver essa experiência: “Foi sensacional! A feira estava programada para acontecer durante 6 horas, e todos os doces JuCake foram vendidos em menos de 3 horas”. Além disso, Júlia diz que as feiras são uma grande oportunidade para conquistar novos clientes e também de expandir a empresa como um todo.

Para entender melhor como os doces JuCake chegaram até a feira, a microempreendedora Júlia conta mais sobre sua história. A jovem diz ser apaixonada por doces desde pequena, e que cresceu vendo sua avó materna confeitar e vender doces. “Ela foi minha inspiração!” – diz Júlia.

Os primeiros passos dos doces JuCake tiveram início em 2019, quando Júlia ainda era universitária e vendia bolos no pote como hobby para seus colegas de faculdade. Com os passar do tempo, a marca ganhou um Instagram próprio (@docesjucake), que hoje já conta com mais de 2.100 seguidores, estratégias de Marketing e uma identidade visual totalmente personalizada.

Ao contrário do que muitos podem pensar, a pandemia do novo Coronavírus, em 2020, ajudou muito a alavancar a visibilidade e reconhecimento dos doces. Júlia relata que por ter passado a maior parte do seu tempo em casa, e morar em um condomínio fechado, os seus vizinhos tiveram um papel essencial para todo esse crescimento.

Os doces começaram a ser produzidos na cozinha de casa da Júlia, onde até hoje são confeitados, embalados e muitas vezes, entregues. O mais surpreendente disso tudo, é que mesmo com a tamanha evolução da empresa, a jovem segue sendo a única e principal responsável por todas as etapas JuCake. Atualmente, com o slogan “Colecionando momentos doces!”, a JuCake vem ganhando cada vez mais espaço nos corações pelotenses, com foco nos brigadeiros gourmet sob encomenda para eventos privados, e muitos outros produtos para diferentes fins.

Por último, Júlia diz ser desafiador, com apenas 21 anos, já possuir uma marca tão presente na vida das pessoas. A jovem doceira frisa também, que apesar do constante aumento nos valores dos insumos, a empresa sempre priorizará a qualidade dos doces JuCake, estando em busca de novidades e aprimoramento, com o intuito de vivenciar cada vez mais sucesso –  como foi a Feirinha PSJ.

Júlia e uma parte da sua produção de doces no último Natal./ Foto: Arquivo pessoal.