Copa Mundo do Futsal estreia marcada por goleadas e homenagens

Competição internacional de futsal feminino tem início apenas 3 dias após o falecimento da atleta Pietra, da equipe de Taboão da Serra.

O time russo foi o único estrangeiro a vencer na primeira rodada/ Foto: Christian Rizzi

Por Luis Collat

Na última segunda-feira, dia 22, teve início a Copa Mundo do Futsal, realizada na cidade de Campo Grande (MS). 12 equipes representando 5 diferentes países se reuniram na capital sul-mato-grossense para disputar a primeira edição da categoria adulta feminina desta competição.

Dentre as estrangeiras, destaque para as russas do Normanochka, atuais bicampeãs da Liga Russa de Futsal Feminino e com 4 jogadoras da seleção nacional. Além da equipe europeia, a copa ainda conta com mais 4 equipes estrangeiras, sendo elas o Atlas City e o Juventas, da Colômbia, o Pinocho, da Argentina e o NY Ecuador, dos Estados Unidos.

O ex-atleta Cirilo, que jogou a Liga Russa de 2004 a 2018 e defendeu a seleção da Rússia em 15 jogos, foi convidado pela equipe do Normanochka para atuar como o responsável pela delegação no Brasil e falou sobre a importância da competição para as atletas. “Elas estão chegando muito motivadas para o campeonato. Para muitas delas é a primeira vez no Brasil e a integração gerada por esse intercâmbio de jogadoras está sendo muito importante para toda a delegação”, afirmou Cirilo. Na primeira partida, o Normanochka venceu a Faculdade Sogipa por 5 a 1.

Poucos dias antes do início da competição, a participação de uma das equipes brasileiras na copa se tornou incerta em razão de uma enorme perda. A jogadora Pietra Medeiros, de 20 anos, morreu em decorrência de uma hepatite autoimune na última sexta-feira, dia 19. A equipe de Taboão, defendida por Pietra desde o início de sua carreira, manifestou em uma nota oficial no dia anterior à competição que iria disputar a copa em homenagem a falecida jogadora, que desejava se recuperar a tempo de estar presente na lista final da Copa Mundo do Futsal. 

Na primeira partida de Taboão contra a equipe da Juventas, as homenagens começaram já na entrada em quadra, onde as jogadoras levaram uma camisa do uniforme de Pietra. Com a bola rolando, o gol marcado por Pão Brites que abriu o placar para a equipe paulista contou com uma comemoração tomada por lágrimas e dedos apontados para o céu. No placar final da partida, Taboão venceu o time colombiano pelo placar de 8 a 0.

Ao término da primeira rodada, os resultados foram:

  • Normanochka 5 x 1 Faculdade Sogipa
  • ADEF 0 x 4 Unidep/Pato Futsal
  • Female/Unochapecó 8 x 0 NY Ecuador
  • Stein Cascavel 12 x 0 Atlas City
  • Taboão da Serra 8 x 0 Juventas Futsal
  • Copagaz/Sec/UCDB 6 x 0 Pinocho

A copa terá duração até o dia 27, com todos os jogos sendo transmitidos pelo Youtube através dos canais:

  • youtube.com/c/MundodoFutsaloficial 
  • youtube.com/c/Falcao12oficial

Equipe de Taboão portando a camisa de Pietra ao entrar na quadra/ Foto: Christian Rizzi

Comentários

comments

Você pode gostar...