37º Campeonato Brasileiro de Taekwondo tem atletas pelotenses no pódio

A conquista reforça a importância do investimento no esporte desde cedo

Por Caroline G. Quincozes

Os estudantes representaram a parte do Projeto Vida Ativa no bairro Dunas, compondo o Pacto Pelotas Pela Paz. Foto: Divulgação / PMP

No último fim de semana, entre os dias 21 e 24 de abril, Pelotas ganhou destaque no 37º Campeonato Brasileiro de Taekwondo. O evento, que ocorreu no Ginásio AABB, em Salvador, na Bahia, rendeu oito medalhas para a cidade. Ao total, foram quatro medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze. Os alunos fazem parte do Projeto Vida Ativa da Prefeitura de Pelotas e a viagem foi realizada através da Secretaria de Educação e Desporto (Smed).

De cultura milenar, o esporte de origem sul-coreana significa “a arte de usar os pés e as mãos na luta” ou, também, “caminho dos pés e das mãos”. Aqui no Brasil, a arte marcial surgiu por volta dos anos 60, se popularizando pouco mais de uma década depois. A partir do ano 2000, nas Olimpíadas em Sydney, o Taekwondo começou oficialmente a fazer parte do cronograma do evento.

A estudante do Colégio Pelotense Ranaya Tavares, de 18 anos, faz parte do Projeto Vida Ativa. Garantindo uma medalha de prata, a atleta conta que conheceu o Taekwondo através dos amigos que já participavam e, de início, não gostou tanto por causa da intensidade dos treinos serem mais pesados. Entretanto, depois que se acostumou, percebeu que era o caminho que queria seguir. Ela ressalta os benefícios do esporte e de como a sua vida mudou desde que o Taekwondo começou a fazer parte da sua rotina.

“O esporte mudou muito a minha vida, hoje eu sou totalmente organizada. Antigamente, não ligava para nada e vivia sem regras. Se tu não for organizada ou uma pessoa que cumpre regras, tu não terá espaço dentro do esporte”, destaca a atleta.

Colega de Ranaya, Roberta Freitas, de 16 anos, também conheceu a arte marcial através de um amigo. Logo que foi convidada para fazer parte da equipe, não parou mais de praticar o esporte. A medalhista de ouro conta que o Taekwondo se tornou uma das prioridades em sua vida.

“Se tem alguma festa, mas no mesmo dia tem treino, primeiro o treino para, depois, decidir se vai ir para festa. Sempre comparecer a tudo que tem sobre (Taekwondo): palestras, seminários, exames de faixa, em tudo”, salienta Roberta. A atleta conta que se sentiu ótima com a vitória e que ela, a família e os amigos também ficaram muito felizes.

Os medalhistas são do Colégio Pelotense, Emef Cecília Meireles e Emef Dunas/ Foto: Divulgação PMP

“Sobre a questão das vitórias, eu acredito que vá além das medalhas”, diz o Mestre Isaque da Luz, um dos professores do Projeto Vida Ativa que acompanhou os alunos no campeonato. “Existe uma questão da superação pessoal de cada um. Além de superar os seus limites diários, de estar treinando e buscando o alto rendimento, são atletas também que passam por diversas dificuldades no dia a dia”.

Isaque comenta que os atletas voltam como exemplos para outros jovens e crianças dos bairros em que moram, reforçando que também podem realizar seus sonhos. De acordo com o professor, isso faz com que o esporte seja, além de um meio competitivo, uma esperança para o futuro.

“A grande jogada do esporte é a gente entender de que o esporte, muitas vezes, ele não é só essa questão da competição em si, mas ele é uma coisa que tu leva para a vida. A questão da disciplina, a questão da responsabilidade, do comprometimento”, finaliza Isaque.

Confira abaixo a lista completa dos vencedores do 37º Campeonato Brasileiro de Taekwondo:

Colégio Municipal Pelotense:

• Roberta Freitas, de 16 anos, ganhou medalha de ouro;
  • Ranaya Tavares, de 18 anos, ganhou medalha de prata;
  • Jhordan Nogueira, de 14 anos, ganhou medalha de ouro e prata;

Escola Municipal de Ensino Fundamental Cecília Meireles:

• Rafaela Xavier, de 12 anos, ganhou duas medalhas de ouro;
  • Jhobert Rosa, de 14 ou 16 anos, ganhou medalha de prata;

Escola Municipal de Ensino Fundamental Dunas:

• Ricardo Escalante, de 9 anos, ganhou medalha de bronze.