Um novo espaço para as mulheres no futebol pelotense

O Farroupilha anunciou no dia 24 de abril a criação de seu departamento feminino. É a primeira vez em seus recém completados 96 anos de história que meninas e mulheres terão a possibilidade de representar o fantasma

Por Luis Collat

Informações sobre as inscrições para o futebol feminino do Farroupilha/fonte: Instagram Qlance

Com isso, o Farroupilha se torna o segundo clube profissional de Pelotas a contar com um departamento feminino, ao lado do Pelotas, que há muitos anos faz um trabalho de base muito reconhecido na formação de atletas, com destaque para a atleta Andressinha, que foi formada na Boca do Lobo e chegou ao ponto mais especial da carreira de uma jogadora ao representar a seleção brasileira em duas copas do mundo (2015 e 2019).

A implementação do departamento parte de uma parceria do Farroupilha com a empresa “Qlance”, que presta o serviço de assessoria ao clube. Karol Meggiatto, representante da empresa, será a encarregada de assumir  o cargo de diretora do departamento feminino.

Perguntada sobre as principais motivações para a criação, Karol apontou que as mulheres devem ter o direito de ocupar os espaços que desejarem, como na arquibancada e também no próprio campo. Ela também destaca um comportamento recorrente nas redes sociais como ponto de percepção da necessidade de ampliar os espaços para as mulheres no futebol: “Nas redes sociais diversas ofensas são direcionadas às mulheres que gostam de futebol, e esse foi um dos motivos que nos inspirou a criar o departamento feminino junto ao GAF”.

Presidente Fábio Costa, diretor executivo de futebol Hermes Rockenbach, diretora do departamento feminino Karol Meggiatto e assessor das categorias de base Patrick Cravo/fonte: arquivo pessoal

Mesmo com o processo de inscrições estando em seu início, a diretora diz que tem se surpreendido positivamente com o número de interessadas em ingressar no projeto. Ela destaca também que qualquer menina a partir dos 12 anos pode se inscrever e que a equipe técnica responsável pelos treinamentos ainda está em definição e deve ser anunciada durante o período das inscrições, mas garante que a parte esportiva do projeto contará com um nome reconhecido na área.

O início do futebol feminino no Farroupilha com certeza terá efeitos não apenas para as meninas e mulheres que decidirem fazer parte das equipes do clube, mas também das que frequentam o Nicolau Fico como torcedoras. Um dos exemplos de torcedora do Farroupilha é Tais Moraes, que foi pela primeira vez a um jogo de futebol para acompanhar o marido e acabou tomando gosto pelo ato de frequentar os jogos.

“Eu acho super válida a criação desse departamento até pela questão da fomentação. Acho que a mulher tem conseguido se inserir em todos os segmentos e não teria por que não estar dentro do clube”, disse a torcedora. 

Julia, filha de Tais Moraes, experienciando uma partida de futebol no estádio Nicolau Fico/fonte: arquivo pessoal

Tais também destaca a importância que esse departamento terá na criação de um ambiente mais familiar no estádio, visto que ela gosta de levar outros integrantes de sua família nos jogos. A filha mais nova Julia, de 10 anos, é a mais participativa e desenvolveu seu gosto pelo esporte indo aos jogos do Farrapo. “A inclusão da mulher, seja jogando ou na torcida, acredito que venha a agregar principalmente nessa questão familiar porque ali tu planta a ‘sementinha’ para o teu filho e ele tem contato com tantas coisas boas que o esporte trás para a vida das pessoas”.

As inscrições estarão abertas até o dia 25 de maio e são realizadas através de dois contatos: (53) 99700-4885 e (53) 99968-5034.

 

Comentários

comments

Você pode gostar...