“Não há motivo para pânico, mas é preciso ter todo o cuidado” diz Zelionara Branco, secretária municipal de Saúde

A secretária falou sobre situação da Covid-19 em Rio Grande

Por Vitor Porto

Na noite desta quinta-feira (17), Zelionara Branco, secretária da Saúde, participou do programa a Hora da Comunidade. 

Ela iniciou a entrevista falando sobre a alta recente nos casos de Covid-19. Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, há cerca de 25 casos, entre suspeitos e confirmados, em Rio Grande. Havia semanas que o município não registrava nenhum caso da doença.

Apesar do aumento nos últimos dias, Zelionara afirmou que, em comparação ao ano anterior, a situação está controlada. Mas ela ressaltou a importância da vacinação e dos demais cuidados, inclusive o uso de máscara. 

“Esse aumento de casos serve para a gente ficar alerta. A região Sudeste e Norte já tem um incremento muito significativo de aumento de casos e a tendência é dessa onda chegue na gente” 

A secretária recomendou que pessoas que apresentem sintomas gripais não circulem em ambientes fechados. Ela afirmou que “apenas 20% dos testes de Covid-19 dão positivo” e lembrou que no início do ano muitos testes deram falso negativo devido a janela de infecção. Por isso, ela enfatizou que é importante “manter os cuidados porque previne a gripe e outras doenças virais”.

Vacinação deve ser ampliada nos próximos dias

Sobre a vacinação em Rio Grande, Zelionara salienta que “hoje temos uma adequada cobertura vacinal de 1° e 2° dose”, mas alerta que “ na 3° dose, nossa cobertura está em 75%, então, tem espaço para melhorar”. 

Outro grupo que deve receber a vacina em breve são as crianças de 6 meses a 3 anos de idade. A secretária afirmou que o município já recebeu cerca de 260 doses da vacina da Pfizer. Porém, o público alvo é superior ao número de vacinas disponíveis e, por isso, a Prefeitura deve abrir agendamento nos próximos dias.

A Prefeitura planeja ampliar a faixa etária da 4° dose. A expectativa é que novas doses cheguem na próxima semana, tornando possível oferecer a vacina para pessoas de 18 a 23 anos de idade. 

Comentários

comments

Você pode gostar...