Caminho Pomerano nas páginas de um livro

Obra abordará as etapas da consolidação do Caminho Pomerano e da Associação do Caminho Pomerano, fazendo um resgate histórico que envolve as principais personalidades da história de 18 anos do roteiro rural e as contribuições que ele oferece na preservação da cultura

Larissa Schneid Bueno/Em Pauta

Além de percorrer os caminhos físicos do roteiro de turismo rural ‘Caminho Pomerano’, em breve, as pessoas também conhecerão as linhas que fazem parte dos 18 anos desta história repleta de cultura e tradição no interior de São Lourenço do Sul.

A ideia da criação do livro pela Pragmatha Editora surgiu a partir do organizador, presidente do Caminho Pomerano e condutor de turismo rural, Rodrigo Seefeldt, durante o período em que cursou Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e participou das oficinas do Centro de Escritores Lourenciano.

O livro vai mostrar a estruturação da Associação do Caminho Pomerano, abrangendo todos os processos e momentos que o Caminho Pomerano viveu. O curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural pela UFRGS, tanto durante minha graduação quanto após a conclusão, me fez entender que é necessário ter um livro do Caminho Pomerano que retrate essa história. Existem diversos estudantes acadêmicos que fizeram trabalhos de pesquisa sobre o Caminho Pomerano, trabalhos de conclusão de curso. Então, como forma de colaborar com aqueles que gostam de história daqueles que necessitam de dados, este livro surgiu”, disse.

A obra, nascida da paixão de Seefeldt pelo desenvolvimento rural, está sendo trabalhada para ser lançada no segundo semestre de 2024, busca destacar os 18 anos de história do roteiro, abordando as diversas etapas de sua consolidação e da Associação, resgatando suas importâncias históricas, os principais atores em diferentes momentos e as contribuições do Caminho Pomerano para o município na preservação da cultura.

Rodrigo é o condutor local e atual presidente do roteiro, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Foto: Divulgação/Rodrigo Seelfeldt/ Em Pauta

“O livro vai mostrar que é possível após mais de 150 anos da chegada dos imigrantes alemães e pomeranos ao município, conseguimos criar uma simbologia através do turismo rural e cultural, uma resistência cultural que preserva a história. A tecnologia avançou, e muitas pessoas podem esquecer os detalhes essenciais. O livro será uma ferramenta para que as pessoas tenham acesso à formação de uma associação focada na preservação da cultura, geração de emprego e renda, e turismo rural”, ressaltou Seefeldt.

Processo de escrita

Conforme informações de Rodrigo, o processo de criação do livro envolve duas etapas. Na primeira, há uma pesquisa em livros para buscar as atas de fundação do Caminho Pomerano, em em 6 de outubro de 2005, englobando pessoas que participaram da fundação e sócios considerados fundadores do Caminho Pomerano, além da importância do roteiro.

“A pesquisa inclui a análise das atas, fotografias, recortes de jornais, tudo para colaborar com a pesquisa histórica. O Caminho Pomerano tem um grande número de reportagens que buscamos sempre divulgar. Desde o início, houve apoio para a divulgação do Caminho Pomerano. Eu tenho acesso a esses documentos, o que me motivou a organizá-los da melhor maneira possível. Tive que ter acesso a esses documentos também para elaboração do meu TCC”, explicou Seefeldt.

O segundo momento, é a conexão com diversas figuras ligadas ao Caminho Pomerano, como ex-presidentes, pessoas que trabalharam com o roteiro através de consultores, como o Sebrae, pessoas que faziam parte da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (SMTIC) na época, entre outras, que foram convidadas a elaborar um artigo sobre o seu trabalho, mostrando sua visão sobre o roteiro. “O livro é organizado por mim, mas neste processo, pessoas vão fazer parte. Pessoas que foram e continuam sendo importantes para o Caminho Pomerano”, frisou Seelfeld.

Ao abordar os desafios do processo, Rodrigo expressa a possível dificuldade em trazer a verdadeira dimensão que o Caminho Pomerano representa para o município e estado, além de trazer à tona todas as principais histórias, relatos das experiências dos empreendedores e das pessoas convidadas a contribuir com o livro ao longo dos 18 anos.

Por fim, o profissional diz que por meio da obra, os leitores terão acesso ao verdadeiro impacto que o Caminho Pomerano tem na história, proporcionando também uma compreensão mais profunda da cultura dos pomeranos, perdida na Europa após a 2ª Guerra Mundial.