Séries de televisão vêm conquistando a atenção de atores do cinema

Por Vicente Pardo

Há vinte anos, no dia 22 de setembro de 1994, ia ao ar o primeiro episódio da série de comédia “Friends”, até hoje listada como uma das melhores produções da história da televisão. No mesmo dia 22, só que em 2004, ia ao ar o piloto de “Lost”, outra série que revolucionou não só a forma de produção como, também, a forma de se consumir conteúdo televisivo com o auxílio da internet.

Pela cronologia dos fatos, é difícil dizer que o fenômeno de popularidade das séries de televisão seja algo recente. Porém, nos últimos anos, as produções voltadas para televisão vêm conquistando cada vez mais espaço. Seja o espaço no gosto dos fãs ou na preferência dos artistas por determinados trabalhos. A indústria tem vivenciado, cada vez mais, a participação de grandes atores do cinema em atrações televisivas.

A minisserie True Detective rendeu prêmios a McConaughey. Foto: Reprodução (http://goo.gl/2NUAiv)

A minisserie True Detective rendeu prêmios a McConaughey. Foto: Reprodução (http://goo.gl/2NUAiv)

Em 2014 o veterano ator Matthew McConaughey venceu o seu primeiro Oscar, pelo papel interpretado no longa-metragem “Clube de Compras Dallas” (“Dallas Buyers Club”). Porém, este não foi o único trabalho premiado de Matthew no ano. Ao lado do também veterano Woody Harrelson, McConaughey estrelou a minissérie policial “True Detective”, exibida pelo canal de TV à cabo HBO e que rendeu aos atores diversas indicações ao prêmio Emmy.

Outro ponto revolucionário que colaborou ainda mais para o engrandecimento da indústria das séries foram os serviços de streaming, como é o caso do Netflix. A plataforma, além de oferecer um grande catálogo de filmes e programas, também vem se dedicando a produzir conteúdos originais para seus assinantes.

Leia também:

Estreias da TV americana
Seriados: uma indústria crescente no Brasil
Resenha Clube de Compras Dallas

Entre os destaques do Netflix está a série “House Of Cards”, que é protagonizada pelo vencedor de dois prêmios Oscar, Kevin Spacey. Outra aclamada produção original do serviço de streaming é “Orange Is The New Black”, que em sua segunda temporada contou com um episódio dirigido pela premiada atriz Jodie Foster.

Também há casos de artistas que negam grandes papéis no cinema para manterem-se focados em suas carreiras televisivas. Este foi o caso de Charlie Hunnam, conhecido por interpretar o motoqueiro fora da lei Jax Teller em “Sons Of Anarchy”, do canal FX. Hunnam abriu mão de interpretar o papel de Christian Grey, na adaptação do best-seller “50 Tons de Cinza” para as telonas. O filme deve estrear nos cinemas em fevereiro de 2015.

Comentários

comments

Você pode gostar...