IMAX: Imersão cinematográfica

Por Yasmin Benedetti

A Imagem Maximum (IMAX) é uma nova forma de cinema.  Desde o ano de 2013, o Rio Grande do Sul possui esta tecnologia no shopping Bourbon Walling, em Porto Alegre, sendo o terceiro do grupo Cinespaço em todo o país. Com tela de 22m x 16m, com 12 mil watts de luz e projetores digitais, esta tecnologia promete imersão nos filmes. A sala possui 366 lugares com sessões 2D e 3D. Um investimento de aproximadamente 5 milhões.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

O IMAX é uma tecnologia antiga. Foram precisos cerca de 40 anos desde o começo do desenvolvimento desta técnica até a sua chegada no Brasil. Atualmente, ela está presente em mais de 320 salas de cinema ao redor do mundo, com sua maioria no Canadá, Estados Unidos e Japão. No Brasil, a primeira e segunda sala foram instaladas em São Paulo e Curitiba.

 

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

A tecnologia digital é o elemento que possibilitou assistir ao cinema sob uma nova perspectiva. A diferença do cinema IMAX para cinemas convencionais é a tela.  Não importa onde você esteja sentado, sempre terá um perfeito campo de visão, sem pontos de dispersão ou bordas. O som auxilia nesta experiência, cerca de 14 mil watts, com vários canais de áudio.

            Segundo a pesquisadora e roteirista, Bibiana Crespo, assistir a um filme no IMAX é uma experiência incrível, pois o formato no qual as gravações são captadas proporcionam imagem e som de alta resolução. O material bruto de um longa-metragem costuma pesar em média 260kg, e cada câmera 113kg, ressalta. Além da imagem ser grandiosa, o som faz muita diferença, é impactante, sem ser estrondoso. “Parece que estamos sendo abraçados pelos efeitos do som”, salienta.

 

(Foto:Divulgação)

(Foto:Divulgação)

O cinema está disponível em apenas alguns lugares do país. Os ingressos, apesar de custarem mais caro, possuem desconto para estudantes. Você pode conferir mais informações no site do IMAX Brasil (disponível no final desta matéria). Os ingressos para o cinema de Porto Alegre podem ser comprados online e também por aplicativo.

 

Seguem os links:

Site oficial IMAX

Site oficial IMAX Brasil

Cinespaço (compra de ingressos)

Comentários

comments

Você pode gostar...