Pelotenses invadem a Copa do Mundo

Por Mateus Bunde

64 anos depois, a Copa do Mundo está de volta ao Brasil e, mais especificamente, para o Rio Grande do Sul. Novamente em um estádio colorado (em 1950, os Eucaliptos, e, hoje, o Beira Rio), os gaúchos possuem a oportunidade de acompanhar o campeonato futebolístico mais popular do mundo. E os pelotenses não estão excluídos do espetáculo. Por causa da proximidade com a capital gaúcha (cerca de 250 km de distância), os habitantes da princesa do sul foram à busca de seu ingresso para um dos cinco jogos que ocorrerão no Estádio do Gigante da Beira Rio.

Dos 2,2 milhões de bilhetes comercializados com o público em geral, cerca de 60% foram comprados por brasileiros. Dentre vários motivos, o principal pode ser a realização de um sonho de infância. É o que diz o estudante Tallis Machado, 22, que ainda afirma o orgulho em ver a Copa sendo sediada no Rio Grande do Sul. “Era meu sonho de infância. Quando esse dia chegou foi uma mistura de ansiedade e de realização em fazer parte desta histórica copa no país e no meu estado”, afirma Tallis, que assistiu ao jogo entre França e Honduras no Beira-Rio, no último dia 15.

Tallis presenciou o primeiro gol eletrônico validado no jogo entre França 3x0 Honduras. Foto Arquivo pessoal.

Tallis presenciou o primeiro gol eletrônico validado no jogo entre França 3×0 Honduras. Foto Arquivo pessoal.

Não apenas a realização do sonho de ver o evento, mas também a oportunidade de assistir de perto aos craques, que desfilam em gramados europeus, mostrarem sua qualidade nos estádios do Brasil. “É surreal assistir aos jogos, mesmo que pela televisão, ao saber que os astros do futebol mundial estão jogando no seu país”, diz Vicente Pardo, 23, que adquiriu ingressos para os jogos de Holanda e Austrália (18) e Argentina contra Nigéria (25). “O contato com culturas diferentes será interessante. Além disso, no campo estarão craques como Robben, Van Persie, Messi e Di Maria. Impossível o estado não estar em êxtase”, completa Vicente.