A Copa do Mundo FIFA não é filha única

Por Mateus Bunde

Curdistão, Padânia e Camarões do Sul: Já ouviu falar nestes países? Não? E Lapônia, Darfur e Abecásia? Também não? Pois são todas nações, não reconhecidas como Estados, que participam de “Copas do Mundo” de futebol exclusivas para seleções não federadas à instituição máxima do futebol mundial: a FIFA. Essas Copas do Mundo são organizadas ora pela NF-Board, ora pela ConIFA.

Conheça as irmãs perdidas da Copa do Mundo FIFA e seus respectivos organizadores:

A NF-Board

Reprodução NF-Board

Foto: Reprodução

A NF-Board (Nouvelle Federation-Board) é uma federação futebolística Não-FIFA que, tal qual a mesma, organiza um torneio de futebol para suas seleções (que não são associadas à FIFA): A Copa do Mundo VIVA. Fundada no ano de 2006, a instituição tem sede em Liége, na Bélgica.

A Copa do Mundo VIVA

Reprodução NF-Board 1

Foto: Reprodução

O torneio já teve cinco edições organizadas até o momento (2006, 2008, 2009, 2010 e 2012), sendo a próxima sem data definida. Sem transmissão televisiva, essa Copa do Mundo passa despercebida aos olhos de todos, e sua realização causa surpresa até mesmo aos mais aficionados pelo esporte.

A fórmula do torneio é variável com relação ao seu número de participantes. Por haver convites, e não uma eliminatória – como na Copa do Mundo FIFA –, torna o número de participantes sempre uma incógnita até o momento da oficialização do acontecimento do torneio.

A maior campeã é a região da Itália compreendida como Padânia. Uma região pequena sem uma localização geográfica específica. Com três títulos conquistados entre os anos de 2008 e 2010, a Padânia precisou vencer as seleções da Arameus (Descendentes semíticos de Arã sem região específica delimitada) e o Curdistão (região em sua maior parte localizada na Turquia). No ano de 2008, a Padânia venceu os Arameus, e, em 2009 e 2010, o povo do Curdistão.

Divulgação - OGLOBO

Foto: Divulgação (O Globo)

O troféu foi desenhado pelo escultor francês Gérard Pigauld. Após a morte do líder sul africano, Nelson Mandela, a NF-Board decidiu homenagear o grande ícone do país africano batizando a taça com o seu nome.

A ConIFA

Já a ConIFA (Confederation of Independent Football Associations) é uma federação mais recente, fundada em 2013. Ela compreende países dependentes, pequenas regiões com uma identidade cultural forte, micronações e entre outras regiões que não são filiadas à FIFA. Assim como a NF-Board, a ConIFA realiza seu torneio próprio, a Copa do Mundo ConIFA, que terá sua primeira edição no ano de 2014.

A Copa do Mundo ConIFA

Reprodução ConIFA

Foto: Reprodução

A primeira edição da Copa do Mundo ConIFA será realizada no mesmo ano da 20ª edição da principal Copa do Mundo, a realizada pela FIFA. A Suécia sediará o evento, cujo anfitrião pode ser considerado a Lapônia, região que também já participou da Copa do Mundo VIVA.

A primeira edição contará com a participação de 12 equipes, que disputarão o título do torneio. O pontapé inicial será dado pelas seleções da Abecásia (região localizada no norte da Geórgia) e da Occitânia (região compreendida entre a França e a Espanha), no dia 1º de junho. Occitânia, essa, que sediou a primeira Copa do Mundo VIVA, realizada no ano de 2006.

Com as 12 equipes divididas em quatro grupos, a fórmula do torneio se assemelha a da sua irmã rica organizada pela FIFA. Os dois melhores colocados de cada grupo se enfrentarão em apenas um jogo para decidir quem passará de fase. Apesar das 32 partidas, o torneio não será longo. A organização estipulou as datas entre os dias 1º e 8 de junho. Data escolhida para que não coincida com a Copa do Mundo FIFA.

Ainda espantado com a ideia de essas nações disputarem seu torneio próprio? Então dê uma olha na matéria especial feita pelo site Doentes por Futebol à respeito da Copa do Mundo organizada pela ConIFA.