“Donzela”: Nova aventura da Millie Bobby Brown chega a Netflix

Estrelado por Millie Bobby Brown, “Donzela” já está no catálogo da Netflix e a trama busca exaltar o empoderamento feminino.

Por Renata Ávila / Em Pauta

Poster oficial do filme “Donzela” em português. Foto: Divulgação/Netflix

“Donzela”, nova produção original da Netflix, dirigida por Juan Carlos Fresnadillo, estreou na plataforma de streaming na última sexta-feira (08) e promete trazer um conto de fadas nada convencional.

O filme acompanha a história de Elodie (Millie Bobby Brown), uma jovem que aceita um casamento arranjado para beneficiar o povo de seu reino, que passa por extremas dificuldades devido ao frio intenso da região, só que o que parecia ter saído diretamente de um conto de fadas, vira um pesadelo quando Elodie é jogada em uma caverna como sacrifício a um dragão que assombra a família real.

A partir desse momento, começa todo o enredo de “Donzela”. Desde os primeiros minutos do longa, fica nítida a força e inteligência da protagonista. Elodie não tem medo de falar o que pensa e não precisa de nenhum príncipe encantado para salvá-la dos perigos, ela é a heroína da sua própria história.

Mesmo passando boa parte da trama dentro da caverna e sem muitos diálogos, apenas com um olhar é possível sentir a determinação da personagem em sair do local e voltar para sua família. Por isso, a escolha de Millie Bobby Brown como estrela do filme foi fundamental, para que a personagem tivesse o impacto esperado nos telespectadores, já que a atriz traz consigo esse histórico de dar vida à personagens femininas fortes, autênticas e corajosas, como a Eleven de Stranger Things.

Millie Bobby Brown como Elodie em “Donzela” Foto: Divulgação/Netflix

Porém, alguns pontos — positivos e outros nem tanto — valem ser destacados sobre a nova produção do streaming. Primeiramente, as imagens são belíssimas, até a caverna, mesmo muito escura, possui diversos túneis com animais mágicos e outros perigos além do dragão, que prendem a atenção do público. Entretanto, a personagem passa com tanta facilidade por alguns obstáculos que chega a ser estranho para quem assiste.

Outro ponto que causa certa estranheza é o fato do dragão falar. Num primeiro momento, chega a ser levemente cômico a criatura se comunicar com Elodie, mas ao longo da trama percebe-se como isso foi necessário para que a história tivesse o desfecho que teve.

No fim, “Donzela” entrega o que prometeu: um conto de fadas fora do convencional, reforçando a ideia de que as mulheres são responsáveis pelos seus próprios destinos e devem lutar por aquilo em que acreditam. Não é um filme que irá agradar todos os públicos, mas vale a pena conferir, o filme possui 1 hora e 50 minutos de duração e está disponível para ser assistido na Netflix.