Pelotense leva medalha de ouro em Sul-Americano júnior de remo

Brenda Madruga participa do projeto Remar para o Futuro e deve garantir presença em novos campeonatos mundiais

Stefane Costa / Em Pauta

Brenda Madruga é atleta do projeto Remar para o Futuro. Foto: Arquivo pessoal /Em Pauta

A atleta pelotense Brenda Madruga, aluna do projeto Remar para o Futuro, conquistou na manhã de terça-feira (19) a medalha de ouro no Double Skiff Júnior ao lado de Jennifer Almeida. A conquista da remadora não é apenas uma consagração pessoal, mas também a realização de um projeto que leva o esporte para jovens de Pelotas.

Para Brenda, a prova foi uma verdadeira superação: “A gente vem fazendo coisas muito difíceis, de dificuldade de treino e tudo. A gente conseguiu colocar a cabeça no barco, focar na nossa prova, a gente conseguiu uma ótima estratégia de buscar elas [adversárias] e geralmente o Chile é o favorito, e a gente conseguiu ganhar”, conta. Ela é a sétima atleta de Pelotas a ganhar uma medalha de ouro no campeonato.

Orgulhoso, o treinador responsável pelo projeto, Oguener Tissot, ressalta a importância de conquistas de atletas como Brenda para dar ainda mais reconhecimento à iniciativa. “Nos últimos anos, através do Remar para o Futuro o remo de Pelotas atingir resultados tão expressivos para nós é muito significativo e nos dá mais indicadores ainda de que a gente está fazendo a coisa certa né? O projeto é reconhecido como referência nacional, a gente busca sempre desenvolver um processo de excelência, junto à ciência, a bons profissionais que trabalham conosco, uma grande rede que apoia o projeto, de profissionais das mais diversas áreas que são apoiadores parceiros do projeto também”, diz.

A medalha conquistada pela atleta também pode ter garantido uma nova participação do Remar para o Futuro em mundial. “É muito satisfatório, conseguir desenvolver e projetar o nome da cidade de Pelotas tão longe. Participamos dos últimos três campeonatos mundiais de remo em Praga em 2021, na Itália 2022 e agora em 2023 em Paris […] Ao que tudo indica, com a vitória surpreendente da Brenda, a própria Confederação Brasileira de Remo já entrou em contato conosco e a gente deve estar participando aí em 2024 no Canadá do Campeonato Mundial Júnior. Então a nossa cidade vai ser representada pelo quarto ano, muito provavelmente em um campeonato mundial”, pontua.

O projeto Remar para o Futuro é realizado há oito anos na cidade através de uma parceria entre a Academia de Remo Tissot, Centro Portugues 1º de Dezembro, prefeitura e Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas.

Foto 2: Brenda ao lado da parceira Jennifer (à direita). Foto: Satiro Sodré/COB/Em Pauta

Foto 3: Oguener Tissot, coordenador técnico e treinador do projeto.

Crédito: Michel Corvello/Prefeitura Municipal de Pelotas