Teatro Escola de Pelotas recebe homenagem

Por Lizandra Vilela

Em sessão solene na Câmara Municipal, proposta pelo vereador Ivan Duarte o Teatro Escola de Pelotas, conhecido como TEP, recebeu na noite de ontem homenagem aos seus 100 anos de história.  Sendo o grupo de teatro mais antigo do Brasil, desde 1904 o grupo forma atores e monta espetáculos, prestando também em seu ateliê serviços de maquiagem, cenários, figurinos, etc.

A atual diretora do TEP, Barthira Franco, conta que desde sua abertura a escola teve apenas cinco diretores, todos interessados a dar suas vidas ao grupo. Barthira diz ainda que a escola está atualmente ministrando oficinas de teatro e também ensaiando três espetáculos infantis e uma remontagem de um espetáculo adulto. Durante todo o ano, até 20 de junho de 2015, o TEP estará com várias atividades comemorativas onde  terá exposição de seu acervo e várias apresentações de esquetes em locais públicos de Pelotas.

Trajetória

O TEP já se apresentou em mais de 70 cidades do Rio Grande do Sul e também em cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Paraíba, Santa Catarina, Uruguai e Argentina, conquistando diversos prêmios e indicações de júri nos melhores festivais de teatro do país.
Representando o Estado em eventos importantes como o Projeto Mambembão, do Ministério da Cultura, no festival internacional Porto Alegre Em Cena e em festivais nacionais de teatro como os de Canela (RS), São José do Rio Preto (SP), Ponta Grossa (PR), Sorocaba (SP), Itabira (MG), Campina Grande (PB) e Blumenau (SC), o Teatro Escola consolidou seu prestígio como um dos melhores grupos teatrais gaúchos.

Quem quiser saber alguma novidade ou informações pode acessar a página do TEP no facebook, ou através do email teatroescoladepelotas@yahoo.com.br, e do telefone 91588659.