Receita Federal espera mais de 27 milhões de declarações até 30 de abril

Por Yasmin Benedetti

O prazo de entrega do imposto de renda para pessoa física termina no dia 30 de abril. Com a declaração surgem as dúvidas de como não cair em malha fina e também de como realizar a declaração. O imposto sobre o rendimento exige que cada contribuinte, tanto físico, como jurídico, tenha que deduzir uma porcentagem de sua renda anual para o governo federal. A dedução funciona com base nos rendimentos de cada contribuinte, sendo diferente para cada um. Este sistema obedece à tabela do organismo fiscalizador, a Receita Federal. E fique atento, pois este ano a tabela apresentou algumas alterações de 4,5% em relação a 2014.

Tabela atualizada (Fonte: Receita Federal)

Tabela atualizada (Fonte: Receita Federal)

De acordo com Raphaél Ed Amil, funcionário do Banco do Brasil em Pelotas, o reajuste na tabela custará muitos aos cofres públicos, pois o governo deixará de arrecadar recursos e uma faixa da sociedade ficará isenta. Na opinião do servidor o ideal seria que pagássemos menos impostos, mas que todos pagassem e não houvesse sonegação. “O governo cobra mais para recuperar o que é sonegado, e a população sonega devido aos muitos impostos. Portanto, o orçamento do governo não irá diminuir, o que diminuirá é a arrecadação do governo, que tirará esta diferença de valores de algum lugar”, afirmou Raphaél.

Embora haja a correção da tabela neste ano, o contribuinte está sendo beneficiado com opções de mobilidade. Em outubro de 2014 foi disponibilizado o Rascunho, um aplicativo para procedimento de informe dos pagamentos e recebimentos realizados. O Programa Gerador de Declaração (PGD) é responsável por importar as informações se assim desejado. Também, neste ano, umas das novidades lançadas é a mobilidade, que possibilita salvar o arquivo da declaração em um dispositivo, abri-lo em outro e assim continuar seu relatório.  O preenchimento pode ser realizado em computador, dispositivos móveis, ou por meio da declaração online.

Ilustração(Fonte: Receita Federal)

Ilustração(Fonte: Receita Federal)

Outro fator relevante, mas para os empreendedores MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa) e EPP (Empresa de Pequeno Porte) é a redução de multas de obrigações acessórias, porém esta novidade apenas entrará em vigor a partir de 2016.

Quanto à coleta de impostos deste ano, segundo o site da Receita Federal, mais de 10,6 milhões de declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2015 já foi entregue, contudo são esperadas cerca de 27,5 milhões de declarações, com prazo de entrega para o final do mês. E faltando apenas 15 dias para o prazo final da entrega, ainda surgem dúvidas. Rossano Dian, gerente sênior de impostos da Ernst & Young, em entrevista ao site G1, respondeu algumas das principais inquietações dos contribuintes a respeito de como declarar o imposto quando se têm dependentes ou cônjuge, além de destacar os erros mais comuns na hora de fazer a declaração. Confira o depoimento completo em http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2015/04/especialista-tira-duvidas-sobre-imposto-de-renda.html

-Mais informações em:

Site da Secretaria da Receita Federal do Brasil, Ministério da Fazenda

 Site da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

 

Comentários

comments

Você pode gostar...