8M realiza ato em repúdio aos crimes violentos contra a mulher

A frente feminista 8M Pelotas organizou um ato publico no Chafariz do Calçadão contra o feminicídio, lesbocídio e transfeminicídio.

Por Ricardo Bandar/Em Pauta. 

Na sexta-feira (12) a frente feminista 8M Pelotas realizou um ato público no Chafariz do Calçadão denunciando crimes de feminicídio, lesbocídio e transfeminicídio que ocorrem no país. A manifestação contou com a participação da sociedade civil, ativistas, coletivos feministas e políticos. A mobilização começou às 17h e saiu em marcha às 18h30min até o Largo do Mercado Público, onde ocorreu a conclusão.

Mobilização em frente ao Chafariz. / Foto; Ricardo Bandar

Neste ano, o coletivo 8M alterou o calendário das movimentações populares, como contou Luiza Affonso, organizadora do protesto, “infelizmente esse ano o 8 de março não vai poder ser o início do calendário de lutas das mulheres, devido aos acontecimentos recentes”. Uma das principais motivações para a antecipação do movimento foi a prisão do rapper pelotense Luis Sergio Jaeke, conhecido como Pok Sombra, acusado de espancar a esposa.

A manifestação buscou denunciar os crimes de feminicídio, lesbocídio e transfeminicídio e o descontentamento e insatisfação com a impunidade, como falou a membro do GAMP (O Grupo Autônomo de Mulheres de Pelotas), Eva Santos, “nós estamos aqui manifestando nosso repúdio e ao mesmo tempo demonstrando nossa coragem de vir às ruas denunciar esses crimes”. Além disso, ela também deixou claro que a violência vai muito além da agressão física.

Marcha das manifestantes. Foto: Ricardo Bandar.

Comentários

comments

Você pode gostar...