Animais são estrelas de exposição fotográfica do CaVG

A 1ª mostra coletiva de fotos dos alunos da ZOO GERAL: Um clique sobre os A.Ds do CaVG, do núcleo de Arte e Cultura, começou em dezembro de 2023 e vai até março

Bichanos são as estrelas da primeira exposição fotográfica do CaVG. Foto: Vanessa Centeno

Por Vanessa Centeno / Em Pauta

A exposição dos trabalhos de fotografia, realizados pelos estudantes da disciplina de Zootecnia Geral, ministrada pelo professor Darcy Bitencourt Júnior, estreou no espaço do “Hall do Refeitório” do Câmpus Visconde da Graça (IFSul) em 18 de dezembro. Prevista para acabar no dia 22 do mesmo mês, a 1ª Mostra coletiva foi prorrogada até 3 março de 2024. Proposta aos alunos da disciplina de Zootecnia 1, do curso técnico em Agropecuária, a atividade tem como objetivo registrar em imagens o dia a dia dos animais domésticos (A.Ds) criados e mantidos no CaVG.

“É mais uma forma de envolvê-los com a temática  que é desenvolvida pelo estudo de conceitos e princípios envolvidos com A.Ds que são o tema central da disciplina. O foco nesta exposição coletiva de fotos foi a aproximação e o conhecimento de uma parte dos animais domésticos existentes na Instituição”, explica o professor Darcy Bitencourt.

Os animais domésticos da casa foram clicados pelos em momentos de descontração, de atos maternais entre os bichanos, e até “selfies” foram registradas pelos alunos. Os animais são carismáticos, alguns fazem caras e bocas com sua inocência para as fotografias, que ficaram eternizadas junto ao Centenário do CaVG.

A mostra é um momento que vai além do aprendizado educacional, é uma exposição que traz leveza e familiaridade com a vida cotidiana dos animais domésticos do CaVG. Em cada clique é possível observar a naturalidade, a beleza e o encantamento de cada animal, as fotos dessa turminha chegam para alegrar e encantar quem as aprecia. O projeto é uma forma de aprendizado, cultura e conhecimento, além de aproximar o ser humano do campo com os animais e da sabedoria que somente eles possuem.

Os animais são parte da instituição, que completou seu centenário em outubro de 2023. Foto: Vanessa Centeno

Sobre a exposição

A exposição contou com a participação de 72 alunos, colecionando um total de 89 fotos encaminhadas para o projeto. No mês de novembro foram fotografadas cerca de 41 animais domésticos, de diferentes idades e espécies. Os “modelos” das fotos eram 25 animais bovinos, na sua maioria terneiros e também novilhos e vacas, seis cavalos e dez cães residentes do Câmpus Visconde da Graça.

O Coordenador do Núcleo de Arte e Cultura do Câmpus CaVG do IFSul, Márcio Paim Mariot, também idealizador da mostra, demonstrou gratidão aos participantes da exposição: “Em nome do Núcleo de Arte e Cultura do CaVG,  agradeço ao professor Darcy e aos estudantes pela exposição de fotos; que venham outras exposições como estas e outras temáticas. O Núcleo de Arte e Cultura tem como um dos objetivos incentivar a comunidade do campus na promoção da Arte em suas diversas modalidades.”

A proposta da realização da segunda mostra coletiva será submetida novamente ao Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do CaVG, que prevê que o evento ocorra em novembro de 2024. O prazo de encaminhamento das fotos pelos alunos interessados na Zootecnia está previsto para o mês de outubro. Mais informações podem ser obtidas no início do semestre letivo, que ocorre em fevereiro, com o professor Darcy Bitencourt Júnior.