Projeto do CLC traz cinema para deficientes visuais

Por Jean Carlo dos Santos

No próximo dia 22, o projeto de extensão “Em Todos os Sentidos” do Centro de Letras e Comunicação (CLC), apresenta o filme “Hotel Transylvânia” a pessoas com deficiência visual, utilizando-se do recurso de audiodescrição para dar as informações visuais que compõe o filme. A sessão começa às 08h 30 no Auditório da Reitoria, no Campus Anglo da UFPel.

O recurso permite que pessoas cegas tenham acesso a qualquer produto visual através de uma tecnologia assistiva que descreve claramente as informações contidas visualmente em uma obra, como expressões faciais, ambiente, figurinos, etc. Assim, o usuário desfruta e compreende igualmente a sucessão lógica de acontecimentos da mesma forma que uma pessoa sem deficiência consegue. Todas as descrições ocorrem durante as pausas de falas, estando elas em perfeito equilíbrio com o conteúdo sonoro no filme.

Sob a coordenação do professor Elton Vergara Nunes, o projeto teve sua primeira exibição no dia 8 de outubro com o filme “Antes que o mundo acabe”. Depois do fim da projeção, há um debate entre os presentes para decidir qual filme será apresentado na próxima sessão. A entrada é franca e não há limite de idade.

Confira o cronograma:

Dia

Sala

Filme

22/10

Auditório Acadêmico

“Hotel Transilvânia

05/11

Auditório da Reitoria

“Curtas de animação*” ou“5 vezes favela – agora por nós mesmos”

19/11

Sala 114

“Matilda” ou“Chico Xavier”

03/12

Auditório Acadêmico

“Smurfs (1)” ou“O tempo e o vento”

Comentários

comments

Você pode gostar...