Saiba como obter um bom resultado no Enem

Por Francine Dias

Neste sábado (08) e domingo (09), a partir das 13 horas (horário de Brasília), será realizado em todo o país a sexta edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), cerca de 8,7 milhões de candidatos prestarão o exame este ano, 21% a mais do que em 2013. A prova, método exclusivo de ingresso para 90% das vagas na Universidade Federal de Pelotas (UFPel),  é composta  por 180 questões objetivas e uma redação.

Foto: Reprodução (http://bit.ly/1s8T9ip)

No sábado, primeiro dia do exame, os candidatos terão quatro horas e meia para responder questões sobre história, geografia, filosofia, química, física e biologia. Já no domingo será aplicada a prova com questões sobre a língua portuguesa e estrangeira (espanhol ou inglês), literatura, artes, educação física e tecnologias da informação, comunicação e matemática, além da redação. Neste dia, os candidatos terão cinco horas e meia para realizar o exame. Em relação a redação, deve ser um texto dissertativo-argumentativo, opinativo, com no máximo 30 linhas e no mínimo sete.

Para realizar a prova o candidato precisa ter em mãos um documento de identificação com foto, o cartão de confirmação da inscrição e uma caneta esferográfica de tinta preta.

De acordo com o site do INEP, os gabaritos das provas objetivas serão divulgados nesse link até o terceiro dia útil seguinte a realização do último dia do exame. Em relação aos resultados individuais, ainda não há previsão de divulgação.

Aos interessados em ingressar na UFPel, no primeiro semestre de 2015 haverá três mil vagas através do SiSU e 1.197 no segundo semestre. Lembrando que, os candidatos da região também dispõem do Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave).

Dicas para obter um bom resultado no Enem

Faltando apenas três dias para o exame, o professor de matemática Hélio Furtado, do Michigan Curso Pré Vestibular, passa algumas técnicas para obter um bom desempenho no exame deste final de semana.

De acordo com Furtado, com o decorrer os anos o Enem mudou e adaptou-se a nova realidade. “Atualmente o exame é mais conteudista e as questões abordadas são mais importantes. O aluno passou a ser mais exigido.Por exemplo, em 2013 foram abordadas questões sobre geometria e análises combinatórias. A prova está quase se igualando ao tradicional vestibular de antigamente.”, relata.

Entre as dicas sugeridas pelo professor consta:

>> saber dominar o tempo de prova. O aluno tem cerca de três minutos para fazer cada questão. “Não perca tempo na questão que não entendeu. Não sabe? Passa para a seguinte”, comenta;

>> atenção redobrada com os gráficos, tabelas, charges e interpretação de textos;

>>não se esqueça da caneta esferográfica de tinta preta e os dos documentos;

>> leve água;

>> um dia antes de realizar a prova, vá conhecer o prédio em que realizará o exame. Estude sobre trânsito daquela região para haver contratempos;

>> chegue a tempo;

>> no domingo, primeiro faça a redação e somente depois passe para as questões. Lembre-se, neste dia entre todos os conteúdos, 45 serão de matemática. “Inicie pela redação, assim você ficará mais tranquilo para após fazer as questões”, relata.

Ao finalizar, Furtado convida a todos para nesta sexta (07), a partir das 19 horas, no Teatro Guarany, participarem da revisão solidária. “Nesta sexta, no Teatro Guarany, os professores revisarão sobre os conteúdos de uma forma divertida e alegre, haverá até banda. Todos estão convidados”, fala. A entrada para o evento é 1 quilo de alimento não perecível que será doado ao Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá.