Campanha “Todos pela Vila” arrecada alimentos à famílias pelotenses em vulnerabilidade social

Em outubro, foram arrecadados cerca de 182,86Kg de alimentos não perecíveis

Amanda Kuhn/Em Pauta

Desde julho, as doações dos alimentos chegam a cerca de 20 famílias pelotenses. Foto: Wesley Quevedo / Em Pauta

A Campanha “Todos pela Vila” é uma iniciativa criada para arrecadar alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social que moram nos arredores da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Municipal em Pelotas (RS). Desde julho, nutricionistas e estagiários(as) de nutrição da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) fazem doações de cestas básicas a cerca de 20 famílias pelotenses.

A ação surgiu após o retorno das atividades presenciais na UBS, quando um professor procurou as organizadoras da ação, Fernanda Madruga e Mabel Alves, nutricionistas e trabalhadoras da unidade de saúde. “Fomos procuradas pelo Prof. Dr. Rogério Linhares que nos propôs o desafio de realizar alguma estratégia para arrecadação de alimentos para as famílias em vulnerabilidade atendidas no território da UBS… Dessa forma, resolvemos iniciar uma ação em que pudéssemos contar com a colaboração de nossos familiares e amigos, além de colegas e estudantes que atuam na UBS, para receber as doações de alimentos e de valores em dinheiro”, compartilha Fernanda.

No início da Campanha, foi feito um questionário para avaliação das condições socioeconômicas das pessoas que moram na região da UBS Vila Municipal. Indicadas pelas Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), a renda mensal média das famílias foi de R$ 170, 49. Em alguns casos, não há nenhuma fonte de renda ou auxílio governamental.

Em parceria com a ACS, que realiza as visitas domiciliares e mapeia quem está em situação de vulnerabilidade, Fernanda e Mabel atuam na divulgação, arrecadação, compra dos alimentos, montagem e distribuição das cestas, além da separação e entrega dos vegetais e frutas doadas pelas Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (CEASA). Cerca de  4 a 6 estagiários de nutrição da UFPel também participam da iniciativa mensalmente.

Na última sexta-feira (8), em comemoração ao Dia das Crianças, a ação “Adote uma criança”, além da distribuição dos alimentos, também foram entregues mais de 40 brinquedos para as crianças das famílias que participam da “Todos pela Vila”.

Na distribuição realizada na última sexta-feira (8), também foram entregues brinquedos, em comemoração ao Dia da Criança. Foto: Wesley Quevedo / Em Pauta

Como doar

As doações podem ser feitas em forma de dinheiro ou de alimentos e podem ser entregues na UBS Vila Municipal, localizada na R. Luciano Galete, n° 600, no bairro Três Vendas. Também podem ser feitas contribuições por PIX ou transferência bancária. Para maiores informações, é possível entrar em contato com as organizadoras da iniciativa, pelos números (53) 981261953 (Fernanda) ou (53) 981554908 (Mabel).

Mais de 894,42Kg foram arrecadados e doados às famílias. Foto: Wesley Quevedo / Em Pauta

Ao todo, já foram doados cerca de 894,42Kg de alimentos não perecíveis. Somente em outubro, foram 182,86Kg de alimentos não perecíveis arrecadados e in natura (tomate, batata, batata doce, aipim, cenoura, couve-flor, brócolis, repolho e alface). Em setembro, foram 197,01Kg arrecadas, além dos alimentos in natura (beterraba, couve, brócolis, alface, abacaxi, rabanete e couve-flor). Em julho, foram entregues 135,2Kg de alimentos não perecíveis e em agosto, 379,35Kg de alimentos não perecíveis e in natura (mostarda, couve, repolho, alface, salsa, maçã e melão).

Fome no Brasil

Nos últimos dois anos, a fome no Brasil aumentou e atingiu 9 milhões de pessoas no período. Atualmente, cerca de 19,1 milhões de brasileiros sofrem com a fome no país, o que representa cerca de 9% da população brasileira. Os dados são do último levantamento realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan). Além disso, a pesquisa também apontou que cerca de 116,8 milhões estão em algum grau (leve, moderado ou grave) de situação de insegurança alimentar.