Desafio Pré-Universitário Popular completa 25 anos de história

No mês passado o Desafio Pré-Universitário Popular. Foto: Divulgação/Facebook

Por Luiza Mattea

No mês de novembro, o curso Desafio Pré-Universitário Popular completou 25 anos. Criado em 1993 por alunos de graduação da Universidade Federal de Pelotas, tinha como principal objetivo a inclusão de pessoas de baixa renda no ensino superior. Inicialmente, o curso era ligado à questão da alfabetização. Conforme o tempo foi passando, o projeto evoluiu, tornando-se um preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), prova pela qual os alunos têm a oportunidade de ingressar em uma universidade pública.

Em 1997, o Desafio foi institucionalizado como um projeto de extensão da universidade. Porém, apesar de a UFPel ceder um local para que as aulas fossem possíveis, os recursos ainda eram precários e a falta de materiais dificultava o processo. Mas o sonho dos alunos e professores foi maior do que as dificuldades enfrentadas. Assim, a equipe trazia de casa até mesmo o material para a limpeza do local.

Com a força de vontade dos voluntários, o projeto foi crescendo e, ao longo da trajetória, conquistando mais espaço. E assim vieram os resultados. Diversos alunos do Desafio não só conseguiram ingressar na universidade, como também conquistaram vagas importantes ao longo da formação profissional, atingindo os objetivos do projeto.

Atualmente, as aulas acontecem na Rua Tiradentes, nº 2351, de segunda a sexta. Além das disciplinas tradicionais, o Desafio conta com a área da filosofia e sociologia, visando à formação pessoal dos alunos. “Nós trabalhamos muito a questão da cidadania. Não queremos apenas que o aluno entre na universidade, mas também que ele se entenda como cidadão e perceba os seus direitos” destacou a professora Nóris Leal, coordenadora-adjunta do Desafio.

Apesar do desenvolvimento, o curso ainda enfrenta algumas dificuldades. Entre elas, está a grande evasão de alunos, diretamente relacionada a fatores sociais e econômicos. Felizmente, o ano de 2018 foi positivo e o Desafio conseguiu manter um número maior de alunos até o final do processo: “Nós temos duas turmas de extensivo e, se muitos alunos desistem, abrimos outras duas de intensivo. Esse ano, apenas uma turma foi aberta no meio do ano, porque conseguimos manter um bom número de alunos com a gente até o final” destacou Nóris.

Durante o ano, a preparação para a prova é intensa e, para fixar o conteúdo, os professores organizam aulas temáticas, que contam com diversos métodos de ensino. Com a abertura de mais vagas para o ingresso dos alunos pelo Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE), a novidade desse ano foi a criação de “aulões” de revisão para a prova, que é divida em três etapas.

No mês em que o Desafio completa 25 anos, os voluntários organizaram dois dias de programação especial. Realizado na Faculdade de Direito da UFPel, nos dias 23 e 24 de novembro, o evento contou com diversas atividades, como rodas de conversa, mesas redondas, apresentações culturais e oficinas.

Além do evento, foi criado o Projeto de Pesquisa “Memórias do Projeto Popular Desafio Pré-Universitário”. O objetivo é abrir espaço para que antigos alunos e colaboradores compartilhem as experiências vividas durante os 25 anos de projeto, buscando retomar as histórias ao longo da trajetória.