Conheça a história do Amparar, projeto que ajuda crianças em Santa Vitória do Palmar

Por Luiza Mattea

Em Santa Vitória do Palmar, um projeto que ajuda crianças de baixa renda vem ganhando destaque. Criado por Ingrid Correa Lellis, o Projeto Amparar começou com a ideia de recolher cartinhas endereçadas ao “Papai Noel”, na qual crianças pediam brinquedos, alimentos, roupas e, até mesmo, emprego para os pais.

Mas o que começou com um simples ato, acabou se tornando um trabalho de grande atuação. Ao ler essas cartas, Ingrid conheceu histórias comoventes, que a levaram a procurar mais sobre a vida dessas crianças. E foi assim que ela se deparou com diversas pessoas que, assim como ela, tinham vontade de ajudar. Entre os voluntários, estavam Daiane Jardim, Luciara Silveira, Leandra Teixeira e Jennifer Bandeira, que, mais tarde, se tornariam fundamentais para que o projeto progredisse.

Mesmo com o fim do Natal, a vontade de fazer o bem permaneceu. Por isso, decidiram que o mesmo processo seria adotado na Páscoa. À medida que foram descobrindo mais sobre a vida dessas crianças, o projeto ia crescendo, reunindo pessoas que ofereciam todo tipo de ajuda. Mas elas queriam doar mais do que brinquedos e presentes. Queriam doar tempo, esforço, talento e amor. Assim, foi feita uma reunião, na qual todos os interessados em contribuir compartilharam ideias e sonhos, para que o projeto ganhasse força e ajudasse um número cada vez maior de pessoas.

Para melhorar a qualidade de vida dessas famílias, os voluntários tiveram a ideia de cadastrar todas as mães que estavam desempregadas, a fim de ajudá-las a ingressar no mercado de trabalho.

Além disso, buscaram voluntários na faculdade de educação física, a fim de auxiliar no desenvolvimento dos jovens. Foi assim que os professores Marianni Nicolete, Smaichel Teixeira, Wallace Correa, Larissa Pereira, Luiza Martins e Jonas Junior se juntaram ao projeto, trazendo atividades como balé, fustal, jazz e xadrez para as crianças.

Hoje, o projeto ministra aulas gratuitas para 96 alunos. As aulas de dança e xadrez acontecem na escola Abílio Azambuja, que, desde o início, abriu as portas e adotou o projeto. Além da escola, o ginásio JB também cedeu espaço para que as aulas de futsal se tornassem possíveis. Todos os materiais utilizados nas atividades são doados pelo projeto, para que todas as crianças tenham a chance de participar.

No ano passado, o número de doações no Natal chegou a ultrapassar o número de cartas recolhidas. Foram 180 cartas para 240 presentes arrecadados, que foram distribuídos em bairros carentes da cidade. Bicicletas, skates, bolas de futebol e vôlei, carrinhos, bonecas e piscinas fizeram parte do Natal de crianças que, antes do projeto, apenas sonhavam com esses brinquedos. Esse ano, os voluntários também estão arrecadando todo tipo de material e adotando cartinhas. A primeira entrega será realizada no dia 13 de dezembro e os interessados em ajudar podem entrar em contato pelo telefone (53)99931-3656.