Culinária especializada ganha espaço em Pelotas

Por Natalia Redü

Na busca por um complemento na fonte de renda, ou mesmo na busca por uma renda, muitas pessoas têm colocado em prática suas habilidades culinárias e estão “cozinhando para fora”. No entanto, as opções não estão restritas à tradicional vianda para o almoço.

A facilidade em obter produtos especializados e a inserção do curso de Gastronomia na UFPel são alguns dos fatores que tem despertado o interesse das pessoas pela “culinária gourmet”.

Carla Maciel divulga seu trabalho com Macarons Franceses em sua página. Foto: Reprodução (http://goo.gl/9AXC29).

Carla Maciel divulga seu trabalho com Macarons Franceses em sua página o Facebook. Foto: Reprodução (http://goo.gl/9AXC29).

Em Pelotas, a onda começou com os “cupcakes” (pequenos bolos recheados e decorados). Para manter produtos sempre frescos, a produção diária costuma ser pequena. Alguns trabalham apenas sob encomenda, outros possuem alguns sabores para pronta entrega e, até mesmo, fornecem para revenda em outros estabelecimentos. Com o tempo, novas opções foram surgindo, como brigadeiros gourmets, biscoitos decorados, macarons franceses, entre outros.

Mas há um fator que, certamente, é o que mais atrai o consumidor: a possibilidade de personalização dos produtos. Sob encomenda, é possível que a decoração dos cupcakes, por exemplo, seja alusiva à formatura de um curso universitário. Os biscoitos podem ser em formato de personagens infantis e entregues como lembrança nas festas de aniversário, as cores dos brigadeiros e macarons podem ser escolhidas de acordo com a temática do evento.

O mercado, no entanto, não ficou restrito aos doces. Há opções de petiscos salgados e refeições. Algumas delas, inclusive, se destacam por serem destinadas ao público vegano, outras por utilizarem produtos livres de agrotóxicos.

Todas essas iguarias têm em comum o fato de serem produzidas em casa, não havendo loja física. Além disso, a divulgação costuma ser através da página nas redes sociais e a propaganda é no sistema “boca a boca”; um amigo faz uma encomenda, repassa a dica para outro, que convida outros tantos para curtir a página e assim a clientela vai se formando.

Então, da próxima vez que você estiver em busca de novidades gastronômicas e com preguiça de sair de casa, peça dica para algum amigo ou consulte as redes sociais.