Campanha ‘A cor da UFPel’ busca promover a diversidade étnica dentro do ambiente acadêmico

Visibilidade importa é o lema da campanha ‘A cor da UFPel’ idealizada pelo Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD)

Por Roberta Muniz

Alunos da UFPel aderindo a campanha ‘A cor da UFPel’. Imagem: Divulgação/NUAAD

Promovida pelo Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade da UFPel (NUAAD), a campanha ‘A cor da UFPel’ tem como principal objetivo dar visibilidade à diversidade étnica presente na instituição, no ano em que a Universidade Federal de Pelotas comemora os seus 50 anos. A campanha propõe o envio de fotografias por parte dos alunos, professores e servidores da UFPel com seus colegas de variadas etnias em ambiente acadêmico ou até mesmo em algum transporte da instituição.

Todas as fotografias enviadas ao Núcleo são divulgadas nas redes sociais do NUAAD, promovendo a inclusão e demonstrando a diversidade presente na universidade. Para participar dessa campanha basta enviar a sua fotografia para o e-mail: nuaad.comunica.ufpel@gmail.com, identificando o curso e o semestre dos presentes na imagem.

“Desta maneira materializa-se o cumprimento da Lei 12.711/2012 e 12.990/2014 de fato na UFPel e implementa-se mais uma política de ação afirmativa visando a permanência de todos e dando visibilidade às diferentes raças presentes neste espaço”, declara a professora Dra. Rosemar Lemos, coordenadora do Núcleo.

“A iniciativa visa extinguir o estereótipo de quem ‘está dentro’ da Universidade e demonstrar, por meio de fotos produzidas por pessoas que dela fazem parte, que a UFPel está cumprindo sua função ao fazer com que  alunos de diferentes raças e origens sintam-se parte da Universidade”, ressalta Rosemar.

Projeto de Extensão Barraca da Saúde também mostra a diversidade. Imagem: Divulgação/NUAAD

Essa campanha busca também mostrar aos alunos de ensino médio que acessarem as páginas do NUAAD, que existem pessoas semelhantes a eles dentro do ambiente acadêmico da UFPel, para que os possíveis ingressantes possam sentir que serão bem recebidos e acolhidos, sem que se sintam isolados, já que o ingresso ao Ensino Superior é muitas vezes, por si só, complicado.

“Na minha entrada na UFPel, foi um dos primeiros lugares que me senti acolhido pelas diversidades. Por ser cotista pensei que poderia ser escanteado (devido ao cenário atual), mas isso caiu por terra quando vi a mobilização e o acolhimento ao pessoal cotista, sempre prezando pelos mínimos detalhes para o esclarecimento de qualquer situação que caso venha a ocorrer, tu possa saber por onde correr. Tenho pouco tempo de UFPel, mas percebo muita dedicação do pessoal da diversidade para dar apoio a quem chega e não sabe o que fazer diante de algum fato desagradável. Essa dedicação passa confiança para quem chega, de um momento crítico para as diversidades esse acolhimento é cirúrgico e necessário”, conta o estudante Maurício Colina, calouro do curso de Música – Composição.

Alunos da Educação Física participam também participam da campanha. Imagem: Divulgação/NUAAD

Em conversa com alguns alunos negros da UFPel, nota-se que em diversos casos, eles não têm conhecimento da existência do NUAAD, e muitos deles comentam sobre falta de circulação de informações que mostre os trabalhos feitos nas questões que tratam sobre a diversidade. “Acho que a UFPel lida bem com a diversidade mas talvez pudesse haver mais programas relacionados a isso ou caso já tenha, uma maior divulgação”, comenta a estudante de Farmácia, Iesa Martins.

Segundo Rosemar, com estas fotos também é possível notar a importância da Comissão de Heteroidentificação, que atua na UFPel desde o segundo semestre de 2016 no acesso dos alunos aos cursos de Graduação e Pós-Graduação. A Comissão de Controle na Identificação do Componente-Étnico-racial (CCICE) atua como responsável na avaliação dos candidatos às cotas raciais, evitando fraudes nestas vagas.