Abril Indígena é comemorado na Biblioteca Pública de Pelotas

O evento “Povos Indígenas – sabedoria e resistência” acontece na Bibliotheca Pública. Imagem: Rafaela Martins

Por Rafaela Martins

Em comemoração ao Abril Indígena, o Núcleo de Etnologia Ameríndia (NETA) da UFPel está promovendo o evento “Povos indígenas – Sabedoria e Resistência”. Com apresentações de diferentes povos da região, e com a ajuda de alunos indígenas da universidade, o evento estará na Biblioteca Pública de Pelotas até quinta-feira (18).

O dia 19 de Abril é comemorado como o Dia do Índio, data que busca trazer maior visibilidade e reconhecimento para a cultura indígena. Para integrar essa comemoração, o NETA está promovendo pela primeira vez um evento de visibilidade indígena na Biblioteca Pública Pelotense. Contando com exposições e apresentações sobre o assunto, o evento tem como principais objetivos o combate ao preconceito e a valorização das diferentes culturas de comunidades da região.

Para o estudante de odontologia, Jonas da Silva, esse tipo de evento ajuda a desmistificar alguns tabus. “Já me apresentei outras vezes, e acho engraçado que, quando a gente chega, o pessoal fica olhando: ‘Por que você tá de roupa? Por que você tem um celular agora?’. Exigiram tanto que a gente usasse roupa, falasse a língua portuguesa e agora exigem o contrário, eu fico ‘Tá, o que vocês querem de nós?’. Então (esse tipo de evento) é importante para mostrar que indígena também é gente como vocês”, relata.

Nessa terça-feira (16), a homenagem foi voltada ao povo Kaingang. A programação ficou por conta de estudantes indígenas da UFPel, que se apresentaram para escolas municipais e visitantes do evento. Além das exposições, feitas no local das apresentações e no subsolo da Biblioteca.

Apesar do evento trazer universitários de diferentes aldeias, Jonas diz que esperava mais engajamento dos estudantes indígenas da UFPel. Ele relata que só foi até o evento porque viu uma publicação nas redes sociais de um amigo, e ressalta que se os indígenas da UFPel possuíssem uma coletividade mais organizada o alcance poderia ter sido maior.

A programação continua: filmes etnográficos, oficinas e rodas de conversas estão entre as atrações que acontecerão até quinta-feira (18). O evento também para está arrecadando doações de alimentos, que serão entregues às comunidades indígenas como agradecimento pela participação. Mais informações estão disponíveis na página da Biblioteca Pública: encurtador.com.br/muAQ0.