Semana dos Museus encerra com exibição a céu aberto

Por Camila Santos

A 16ª Semana Nacional dos Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) ocorreu entre os dias 15 e 20 de maio, com diversas atividades, entre minicursos, oficinas e mesas de conversa sobre o tema deste ano, Museu Hiperconetado.

Nesta sexta-feira, 18, Dia Nacional dos Museus, aconteceu no Largo Edmar Fetter o evento Museus na Rua. Um evento para trazer novos olhares para os museus da UFPel e região, foram 13 museus, entre eles o museu Carlos Ritter, que apresentaram seus acervos para a comunidade. Além da exposição, ocorreram oficinas, cinema, apresentações teatrais, ações educativas e gastronomia.

O evento foi promovido pela Rede de Museus da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel, com apoio do SESC e da Prefeitura Municipal de Pelotas, no intuito de fazer algo novo para comemorar a data. “A ideia de levar os museus para a rua é justamente para chamar atenção de pessoas que não frequentam os museus, apresentar esses ambientes tão ricos de história e cultura para a comunidade”, diz a organizadora Andrea Lacerda Bachettini.

De acordo com a organizadora Andrea, a expectativa de público foi superada, muitas pessoas passaram pelo local e várias escolas foram prestigiar o evento.

Crianças e adultos que visitaram a exposição ficaram encantados com o que viram, a riqueza de detalhes e atrações. Thiago Henrique, 33 anos, enfermeiro, achou o evento bem organizado e bem divulgado. “Esse tipo de evento mostra para a população a importância da parte histórica, relembra, rememora toda história de uma cultura”, disse o enfermeiro.

Para encerrar, teve a exibição da animação “O Homem da Lua” no Museu de Arte Leopoldo Gottuzzo, que agora está em novo endereço, localizado na Praça 7 de Julho, 180, no antigo Lyceu.