Estudantes realizam pesquisa sobre consumo de Netflix na UFPel

Por: Vanessa Kleber

Pesquisa realizada por acadêmicos do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) mostra qual os gêneros mais procurados pelos estudantes da UFPel na Netflix.

É difícil não ter escutado falar sobre Netflix nos últimos tempos. O serviço de transmissão online de série e filmes tem crescido de forma irrefreável pelo mundo. Pensando nisso, os alunos Eduardo Bösel e Alexander Carvalho, do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), resolveram elaborar uma pesquisa para analisar de que forma os estudantes da UFPel estão consumindo o conteúdo do serviço de streaming.

A pesquisa foi realizada de forma online, através da publicação de formulários em grupos do Facebook. Foram obtidas 1093 respostas de alunos, servidores e professores da UFPel. “Buscamos identificar de que forma os integrantes da UFPel utilizam o serviço da Netflix, analisando de que forma possuem acesso ao serviço, o tempo de uso e os gêneros de conteúdo mais consumidos”, explicou Eduardo Bosel, um dos realizadores do trabalho.

A Netflix é, atualmente, o principal serviço de transmissão de séries e filmes por internet do mundo. São mais de 81 milhões de assinantes em 190 países. E no Brasil não é diferente. A Netflix chegou há cinco anos no país e já possui, segundo dados da revista Valor, cerca 2,2 milhões de assinantes. O catálogo do streaming é constituído de diversos gêneros de filmes, séries, desenhos animados, talks shows e até mesmo novelas. Os usuários têm a capacidade de assistir qualquer conteúdo disponível para sua região quantas vezes quiserem enquanto forem assinantes do serviço. A Netflix permite que uma assinatura possua diversas contas. Dessa maneira, várias pessoas podem dividir o serviço para reduzir custos.

Os resultados

Os dados da pesquisa mostraram que a maior parte dos usuários de Netflix na UFPel são alunos, representando 92,1% da quantidade total de pessoas que responderam ao formulário, sendo a maior parte deles jovens de 18 à 22 anos.

De acordo com a pesquisa, 35,8% dos usuários responderam que não possuem conta e utilizam conta de outra pessoa. Entretanto, quase o mesmo número (34,9%) afirmou que assinam e realizam o pagamento da mensalidade sozinhos, enquanto 27,3% assinam e dividem a mensalidade com outras pessoas.

Quando questionados sobre a frequência de uso da Netflix, a grande maioria dos entrevistados consideram que usam o serviço numa frequência média-alta. Filmes e séries são os principais conteúdos consumidos, sendo os gêneros mais procurados, para ambos, comédia, ação e drama.

O resultado completo da pesquisa está disponível aqui.