Saúde da Criança, você conhece alguma campanha do Programa?

Por Paula Adamoli

Hoje aqui na Agência EmPauta, o assunto é referente à Saúde da Criança. Ao entrar em contato com a Secretária Municipal de Saúde de Pelotas, encontramos várias campanhas e eixos de atuação em Saúde da Criança disponíveis para a população. Muitos deles têm repasse do Ministério da Saúde até chegar ao município.

saudedacriança1-5x3

Foto: Reprodução (http://bit.ly/1wA9ens)

O Médico do Programa Saúde da Criança, Milton Ceia, explicou-nos todas as campanhas que integram o programa. Uma das atuações presentes neste programa, segundo o médico, é o Acompanhamento de óbitos de crianças nascidas na cidade de Pelotas até um ano de idade.

Ele explica que o acompanhamentos dos bebês está em processo de ampliação na questão referente à idade das crianças, o objetivo é acompanhar os pequenos até cinco anos. “É uma batalha. Nós fizemos o cálculo por mil nascidos nos últimos sete anos, até próximo do ano de 2013. Era cerca de mil nascidos para de dezoito óbitos. Já em 2013, o número caiu de mil nascidos, o número de óbitos era 10. O proposito é entender o porquê da oscilação destes números”, frisa ele.

Outra campanha que integra a Saúde da Criança é a Campanha da Prevenção a Morte Súbita Infantil. Não só existente na cidade de Pelotas como é uma campanha Nacional. Ela serve para auxiliar as mães sobre seus bebês dos riscos, principalmente no modo de deitar a criança para dormir. Segundo Milton: “morte súbita infantil é o óbito de uma criança que não estava doente e não apresentava nenhum problema, a mãe então o coloca para dormir e a criança vem a óbito no meio da noite”.

Também a Secretaria tem outra Campanha que não é exclusiva só de Pelotas, é conhecida nacionalmente, que seria o Incentivo ao
Aleitamento Materno na vida dos bebês, de zero até os seis meses. Segundo Milton, o leite materno passa proteção, anticorpos e ajuda a reduzir a taxa de óbitos de recém nascidos. “Essas campanhas são importantes para salientar a importância desses fragmentos na vida dos recém nascidos”, diz o médico.

Existe também, dentro do Programa Saúde da Criança, a Puericultura, que seria um monitoramento das crianças, realizada nas Unidades Básicas de Saúde. E o Pra Nenê, que, como conta Milton, seria a identificação da criança de risco que facilita a Puericultura nas Unidades Básicas de Saúde.

Como funciona o Pra Nenê: A secretaria tem uma equipe de visitadoras nos hospitais, principalmente nas maternidades, que identificam crianças com algum risco. Para isso, existem alguns critérios. É feito um cadastro da mãe com uma ficha da criança. Se a criança está hospitalizada, ela fica sendo monitorada de segunda a sexta, quando ela volta para a casa, os agentes ligam para a Unidade Básica mais próxima e agendam as consultas de revisão da criança. Ajudando na facilitação das mães nas Unidades Básicas. É voltado para crianças que apresam algum risco.

Para quem quiser saber mais informações sobre os Programas ou até mesmo participar basta entrar em contanto com a Secretária de Saúde do município. O setor de Saúde da Criança fica localizado na rua Lobo da Costa Nº 1764.

Comentários

comments

Você pode gostar...