Do amor à carreira: desafios de cursar Moda

Por: Tanara Hormain
Há quem acredite que a moda não passa de futilidade, porém, para muitos, ela é objeto de estudo e profissão. A moda vai muito além de peças do vestuário; ela é um importante componente para estudos sociais, econômicos, psicológicos, culturais e semióticos.

Para quem deseja seguir a carreira nesse segmento, algumas características como originalidade, bom gosto e criatividade são necessárias. Conhecer previamente onde deseja estudar também poderá fazer a diferença na sua formação, para não acabar em desencanto por esse univerno.

O Em Pauta conversou com a Lanah Silveira, 22, que está no terceiro semestre em Design de Moda no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), para saber o curso superou as expectativas. Segundo Lanah, “o curso supera as minhas expectativas a cada dia que passa. Sempre pensei que o curso seria muito bom e que iria além do que eu imaginava, pois temos uma família – corpo docente – maravilhosa, que estão há anos junta, trabalhando para aprimorar cada vez mais o curso técnico, e imaginava que no curso superior não seria diferente.”

Através do blog Moda para Homens, o designer de moda Dhyogo Oliveira, de São Paulo, escreveu que na época que estava no curso muitos colegas tinham objetivos distintos, a faculdade que na época ele escolheu não focava em nada e com isso muitos acabavam desistindo no meio do curso. Por isso é tão importante pesquisar não somente online sobre a instituição, mas ir até o local, conhecer as pessoas que desenvolvem o curso.

Algumas pessoas acreditam que para cursar moda é obrigatório ter sua própria linha de roupas ou acessórios, porém Lanah já tem outros interesses. Ela deseja continuar estudando – especialização, mestrado, etc – para quem sabe um dia lecionar sobre essa paixão chamada moda, “Se eu conseguir ser 1% do que minhas professoras são, serei uma ótima profissional”, diz.