Aumento da passagem de ônibus gera revolta entre estudantes

por Valquiria Stephan

A partir dessa quarta-feira (02/12), o valor da passagem de ônibus do transporte público terá um aumento de R$ 2,75 para R$ 3,05.

As mudanças ocorreram por decreto do prefeito Eduardo Leite na tarde da última segunda-feira (30/11).

Essa é a primeira modificação no preço da passagem em três anos. A última elevação foi em dezembro de 2012.

De acordo com o site da Prefeitura de Pelotas a alta de 10,9% é referente ao reajuste do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do último ano.

O valor de 10,33 foi arredondado para ‘’facilitar o troco nas catracas’’.

Quem sofre com as mudanças é a população que precisa utilizar o transporte público. Diariamente estudantes e trabalhadores contam com o serviço para chegar a seus destinos.

O estudante de odontologia, Roberto Lopes, reclamou das altas.

– Tenho aula no Capão do Leão quatro vezes por semana, fica complicado pra quem depende desse transporte todo o dia – disse.

– Somos prejudicados, mas temos que entender o lado do trabalhador, pois o preço da gasolina também subiu -, refletiu a estudante de enfermagem, Magda Souza.

A acadêmica em jornalismo Rafaelle Ross desaprovou a iniciativa:

– É um absurdo, os ônibus seguem sem horário padrão e sem qualidade nos veículos – comentou.