Faculdade de Nutrição realiza análises microbiológicas para a comunidade

por Andressa Machado

O Projeto de Prestação de Serviços em Análise de Alimentos têm suas atividades destinadas a qualquer pessoa que tenha interesse em realizar análises microbiológicas em alimentos, água ou ambientes. O projeto tem como coordenadora a Profª Drª Jozi Mello, da Faculdade de Nutrição (UFPel). As atividades são executadas no laboratório de Microbiologia da Nutrição e possui administração financeira por parte da Fundação de Apoio Universitário (FAU).

O maior público são produtores de alimentos, indústrias de alimentos, serviços de alimentação e interessados de uma forma geral – disse a professora Jozi Mello.

Além disso, estão presentes na equipe a Profª Drª Kelly Lameiro e as servidoras técnico-administrativas Evelise Sampaio, Maria Joana Rodrigues e Rosimeri Rossales. Também se juntaram à equipe em 2015 as alunas de Nutrição Ana Carolina Morais, Carolina Neves, Giovana Pegoraro e Mônica da Costa.

O projeto está em vigor desde 1993 quando este era coordenado por José Beiro Carvalhal e José Antonio Guimarães Aleixo – ambos professores da Nutrição. Desde então a iniciativa já sofreu algumas modificações. No início eram feitas análises físico-químicas e microbiológicas de alimentos, água e ambiente. Hoje em dia estas ações foram separadas em dois projetos distintos, sendo eles: prestação de serviços para análises microbiológicas e prestação de serviços para análise físico-química e rotulagem nutricional de alimentos.

– Esse projeto foi criado em há mais de uma década devido à grande procura por parte de empresas em utilizar análise microbiológica como ferramenta de controle de qualidade sanitária na produção de alimentos – complementou a professora.

O projeto não faz parte do currículo obrigatório de nenhum curso de graduação da Faculdade de Nutrição. Pelo fato de prestar serviços à comunidade ele tem caráter de extensão. Também está relacionado à área de ensino já que possibilita a união da teoria com a prática e a atuação dos alunos nesta. Além disso, o projeto serve como elo entre a universidade e a comunidade e leva para a população a opção de um serviço técnico de qualidade por um custo acessível.

Os interessados em realizar análises microbiológicas e obter mais informações sobre o projeto devem entrar em contato pelo telefone:

(53) 3921-1397 – Laboratório de microbiologia da Faculdade de Nutrição.