Cineart Pelotas: uma opção de lazer ao alcance de todos

Por: Wilma de Araujo

De acordo com a pesquisa “Frequência de práticas culturais”, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o número de brasileiros frequentando museus, teatros e outras expressões culturais cresceu 60% em relação aos dados de 2010. Segundo o livro Cultura em números, do Ministério da Cultura, são 139 salas de cinema distribuídas pelo território gaúcho e, nessa lista, está o Cineart Pelotas, com seus quase 15 anos de funcionamento.

Desde 2001 o Cineart é uma opção de cultura e entretenimento para quem deseja se desligar por um tempo da correria das tarefas diárias. Liderada pelo pai, que é proprietário do local, a família Isquierdo é quem cuida de toda a administração do cinema. A mãe Ana Lúcia e os filhos Mariana, Gabriela e João Pedro se dividem entre atendimento ao público, administração e organização da empresa.

Um dos pontos positivos do cinema é a localização. No Calçadão do Centro, o Cineart usa a simplicidade, a simpatia e a pipoca com cheirinho de infância como convite para àqueles que quiserem assistir um bom filme de forma aconchegante e confortável.

Mariana Isquierdo conversou com a gente e disse que o público que frequenta o local está associado ao tipo de filme que está sendo exibido. Segundo ela, “independentemente da idade, [nosso público] está mais voltado para filmes do tipo blockbuster e em versões dubladas”. Ela nos disse ainda que a procura por filmes legendados existe, mas é uma parcela muito menor.

As avaliações no perfil oficial do Cineart na internet mostram que os preços baixos e as promoções feitas durante a semana são um diferencial. Miguel Domingues, 10, frequenta o cinema e disse que os preços são um ponto positivo, “porque sendo tão barato dá para ir com a família toda junta”.

Para melhor atender o público, desde 2014 o Cineart está investindo em melhorias e modernizações que julgam necessárias. O saguão passou por um upgrade, a pintura foi retocada e o telhado foi aperfeiçoado. No dia 18 de agosto veio mais uma mudança no Cineart: foram adquiridos equipamentos de exibição em 3D. Mariana nos informou que para essa nova fase foi necessário trocar a tela de exibição branca por uma prata, para que o 3D responda melhor. Uma das salas foi adaptada para manutenção e limpeza dos óculos. “Estamos tento uma resposta bastante positiva do público”, comenta em relação às exibições em 3D.

Se o assunto é sair de casa para assistir filme a primeira opção escolhida por Camila Pereira, 20, é o Cineart. Ela, que frequenta o local desde pequena com a família e amigos, disse que é um lugar aconchegante e Miguel concorda com ela, dizendo que as cadeiras são confortáveis.

Para Rafaela Rosa, 22, houve épocas em que “as salas eram mais preservadas e o bar era bem atrativo” e que o Cineart poderia se empenhar mais na limpeza das salas e oferecer mais opções de filmes para o público. Camila gostaria que as filas para entrar nas salas de exibição fossem mais organizadas, porque “algumas vezes fica difícil saber se estamos na fila certa por falta de sinalização”, argumenta.

É comum associarmos filme à pipoca e um complementa o outro na hora do lazer. A pipoca do Cineart é um dos destaques de lá, sendo elogiada por muitos. Miguel adora a pipoca doce e Camila defende que é a melhor pipoca de todas.

Quem foi ao Cineart pelo menos uma vez tem a lembrança de uma experiência cinematográfica que retoma a magia do cinema com simplicidade, reforça a importância de aproveitar o momento e curtir um bom filme na companhia de quem a gente gosta. Quem ainda não foi, tem de segunda à domingo, das 13h30 às 21h30, para ir até lá, escolher um dos filmes em cartaz e usufruir de toda a cultura que o lugar transmite.