Feira do Livro de Pelotas volta à Praça Coronel Pedro Osório

Por Paula Adamoli

Neste ano, a Feira do Livro de Pelotas terá como tema “A cidade e suas narrativas” e será realizada de 30 de outubro a 16 de novembro. O evento, que no ano passado ocorreu nas bancas internas do Mercado Central de Pelotas, retorna ao seu tradicional local de exposição: a Praça Coronel Pedro Osório.

Segundo a Presidente da Câmara Pelotense do Livro, Isabel Zschornack, já estão confirmados em torno de 13 expositores. E a expectativa é de que este número aumente.

O Gerente de Livro e Leitura da Secretaria de Cultura (Secult), Lúcio Xavier, conta que a decisão de realizar a Feira do ano passado no Mercado Público surgiu de uma sugestão de ocupar as bancas do local, que na época estavam desocupadas. Tudo isso resultou num saldo positivo não só para a Feira, como para a cidade, pois muitos turistas circularam no espaço cultural.

“Foram propostos o regramento e a padronização das bancas para a exposição na praça, isso acabou gerando discussão entre a Secult e a Câmara do Livro. Não havendo tempo hábil, foram apresentadas algumas alternativas. Em uma reunião, foi sugerido o Mercado Público, onde foi realizada a feira ano passado. Em 2014, quando começou a se pensar a feira, criou-se um plano mínimo de diretrizes de ocupação da praça para eventos culturais, que foi repassado e aceito pelo Câmara do Livro. Assim, a feira retorna à praça”, conta Lúcio.

O retorno da Feira à Praça Coronel Pedro Osório pretende aumentar o baixo movimento que a feira teve em 2013. Foto: Reprodução (http://goo.gl/j41u8y)

O retorno da Feira à Praça Coronel Pedro Osório pretende aumentar o número de visitantes que o evento teve em 2013, quando realizado no Mercado Central. Foto: Reprodução (http://goo.gl/j41u8y)

Confira alguns autores confirmados para o evento:

João Gilberto Noll – escritor que fará leitura de trechos de seus livros;

Fabrício Corsaletti – escritor de poemas, contos e crônicas;

Cíntia Moscovich – escritora e jornalista mestre em Teoria Literária e ministrante de oficinas literárias.

Comentários

comments

Você pode gostar...