Instituto João Simões Lopes Neto promove mateada no domingo (09)

Por Jean Carlo dos Santos

Neste domingo, a partir das 14h30, ocorre a “Mateada do Romualdo”. A atividade acontecerá no Parque da Baronesa e é promovida pela Secretaria da Cultura em parceria com o Instituo João Simões Lopes Neto (IJSLN). Com palco montado pela SECULT, o evento faz parte nas comemorações do centenário do “Casos de Romualdo” e terá diversas atrações culturais para os pelotenses.

Mateada do Romualdo

Foto: Divulgação (Instituto João Simões Lopes Neto)

O livro foi lançado no dia 1ª junho de 1914 e é a última obra publicada do altor João Simões Lopes Neto, trazendo histórias curtas ou “causos” da cultura tradicional gaúcha. As apresentações musicais ocorrerão próximo ao Museu da Baronesa, e o conjunto de Alex Moreira, Invernada Artística do CTG Sinuelo do Sul, irá contar através da integrante Camila Fernandes o caso “d’O Cobertozinho de Mostardas”.  O Teatro do Chico Meirelles e o simoneano Mário Mattos também farão apresentações.

O Museu estará aberto das 14h às 18h e o ingresso custa R$ 3,00 por pessoa, crianças, com idade de até 12 anos, acompanhadas de um adulto, não pagam. Estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. A mateada, entretanto, tem entrada franca e previsão para terminar às 17h30.

Segundo a Prefeitura, a partir deste final de semana será proibido o acesso de veículos ao Parque. “Esta medida visa garantir maior segurança, já que os veículos acabam por estacionar em locais indevidos, e também a sua circulação coloca em risco a segurança de crianças e pedestres”, disse a diretora do Museu, Anelise Montone.

Haverá distribuição gratuita de erva mate Barão e água quente.