Jogador Número 1

Imagem: Divulgação

Por Graça Vignolo de Siqueira

Sinopse:

“Num futuro distópico, em 2045, Wade Watts (Tye Sheridan) e o resto da humanidade, prefere a realidade virtual do jogo OASIS ao mundo real. Quando o criador do jogo, o excêntrico James Halliday (Mark Rylance) morre, os jogadores devem descobrir a chave de um quebra-cabeça complexo para conquistar sua fortuna inestimável. Para vencer, porém, Watts terá de abandonar a existência virtual e ceder a uma vida de amor e realidade da qual sempre tentou fugir.”

Estava já com saudade de Steven Spielberg… E eis que surge Ready Player One, com todo seu incrível mundo virtual, efeitos visuais competentes e um elenco afinado.

Baseado em literatura de sucesso, de autoria de Ernest Cline, que também assina o roteiro com Zack Penn, é um filme recheado de “easter eggs”. E caso não saiba, são ovos de páscoa. Que no cinema significam as referências colocadas nas produções, tanto abertamente como também escondidas num cantinho de cena que, muitas vezes, nem reparamos. E servem para divertir, principalmente aos cinemaníacos.

Quando o criador do Oasis morre deixa uma mensagem incentivando os jogadores a cumprirem um desafio: quem encontrar três easter eggs, ganhará o direito de receber a fortuna de meio trilhão de dólares, além do controle total do game.

O filme se divide em cenas no mundo real em Ohio, mais acinzentado, e momentos no Oasis, que é moderno, colorido e quase perfeito. Ali você pode ser e ter o que quiser.

O impacto das imagens no Oasis é fantástico. É o cinema utilizando toda a tecnologia disponível. É Spielberg nos fazendo crer que aquilo é real e dando uma aula cinematográfica.

E não pense que o filme agrada somente a jogadores de games, não. Agrada a todos indistintamente. Adultos e jovens. Mas claro que os que mais velhos   entenderão alguns easter eggs mais rapidamente. E exatamente para esses, eu indico que prestem atenção às referências ao filme O Iluminado (1980). Simplesmente o diretor arrasou.

Para cumprir o desafio Wade contará com a ajuda dos amigos que faz no percurso, Art3mis (Olivia Cooke) e Aech (Lena Waithe). Juntos tentarão o impossível para impedir que Sorrento (Ben Mendelsohn) coloque as mãos no prêmio.

A trilha sonora, então, nem se fala. Van Hallen, Tears for Fears, Blondie e George Michael, entre outros, farão com que tenha vontade de aplaudir. Spielberg acertou em cheio, até quando, de certa forma, critica os jovens que ficam presos ao celular o tempo todo. Há vida lá fora. Vá ao cinema!

Nota: 10

Confira o trailer:

Comentários

comments

Você pode gostar...