Cineasta pedro-osoriense apresenta produção para a comunidade

Cena do filme Pedro Sob a Cama. Foto: Reprodução/Google

Por Juninho Ebersol

A arte tomou Pedro Osório no início do mês. O cineasta Paulo Pons apresentou o filme “Pedro Sob a Cama”, na praça Antonio Satte Alam, para a população pedro-osoriense. O longa-metragem foi gravado no município, no ano passado, e teve sua primeira exibição na localidade.

Nascido em Pedro Osório, Paulo decidiu dar um ar interiorano ao longa quando resolveu ir com toda a sua produtora, Pax Filmes, gravar as cenas no município. “Pedro Sob a Cama” conta a história de Mariano, vivido por Fernando Alves Pinto, que resolve voltar pra casa depois de oito anos e enfrenta dificuldades para reatar a convivência com a família. O elenco ainda conta com nomes como Letícia Sabatella e Betty Faria.

Inicialmente, a história não foi escrita para ser rodada em Pedro Osório. No entanto, a história do menino Pedro, que dá nome ao filme, é baseada no passado do próprio diretor. As recordações da infância pacata no interior inspiraram na criação do personagem e dão um tom mais pessoal à narrativa, aplaudida nos festivais onde foi apresentado.

“Eu não criei essa história para ser filmada nem para ser passada em Pedro Osório. Mas toda a base da história do menino que vai pra baixo da cama, da relação com o pai, isso tudo me remete a minha infância. Não é nada biográfico, mas de sensações e idéias que vem dessa época por isso desde o princípio eu sabia que queria filmar em Pedro Osório”, comentou Paulo Pons. Continua: “Como tive a sorte de ter a prefeitura de Pedro Osório como apoiadora, o que foi essencial pra fazer o filme, a gente decidiu, então, levar a produção pra lá, o que foi incrível, pois faz muito tempo que queria filmar um longa inteiro na cidade.”

Cerca de mil pessoas acompanharam a exibição do longa. Foto Juninho Ebersol/Prefeitura Pedro Osório

Para estreitar ainda mais a ligação do filme com a cidade, Pons decidiu escolher um ator local para interpretar Pedro. Ele visitou as escolas do município e, no intervalo das aulas da EMEF Getúlio Vargas, conheceu Gabriel Furtado. O garoto chamou a atenção do cineasta pela figura típica interiorana, exatamente o que ele procurava para dar o toque especial no filme.

“Quando comecei a fazer a escalação do elenco eu testei garotos cariocas que já fizeram Globo, Record e percebi que eu não queria um ator com alguma formação e experiência. Eu queria alguém que tivesse essa ‘vibe’ de menino do interior. Entramos na sala e ele foi o único garoto que não deu bola pra gente. Ele realmente não se interessou. Eu gostei disso, porque fazia parte do que eu queria do personagem. Desde que o conheci eu sabia que ele seria perfeito para fazer o Pedro. Tenho recebido muitos elogios, o que mostra que foi a escolha certa. Ele saiu extraordinariamente bem interpretando o personagem e deu alma ao filme que leva o nome dele”, comemora Pons.

Durante entrevista à Rádio Federal FM, Pons afirmou que a exibição do filme em sua cidade natal foi mágica. “Pedro Osório é uma cidade pequena, tem pouco mais de 8 mil habitantes. Mil pessoas estiveram presentes durante a exibição, saíram de casa com cadeiras e sentaram na praça para assistir. Isso me marcou bastante.”

“Pedro Sob a Cama” foi o terceiro filme dirigido por Paulo Pons. Desde então, mais dois filmes foram produzidos pelo cineasta. O sexto está em fase de produção, e conta com a participação de Antonio Fagundes, Caio Blat, Edson Celulari e Marcos Caruso.