Temporada de 2017 acaba para o Pelotas e não deixa grandes marcas

Daniel Carvalho não conseguiu colocar o Pelotas no Gauchão. Foto: Carlos Queiroz/Diário Popular

Por Luís Artur Janes Silva

No último dia 15 de outubro, o Pelotas foi eliminado na fase semifinal da Copa Paulo Sant’Ana pelo Aimoré. A derrota consumada nas penalidades máximas marcou a última partida oficial do Lobo no ano de 2017 e o saldo que ficou esteve longe de ser positivo. O time da Avenida Bento Gonçalves disputou duas competições e não conseguiu chegar à final em ambas.

No primeiro semestre o Pelotas participou do Campeonato Gaúcho da Divisão de Acesso, principal momento da temporada, quando o Lobo pleiteou uma das duas vagas oferecidas ao Gauchão de 2018. O objetivo não foi alcançado, pois o áureo-cerúleo acabou eliminado nas quartas de final da competição, derrotado pelo Lajeadense. A campanha irregular fez com que a torcida não depositasse uma confiança irrestrita no time e a eliminação não causou grande comoção.

Treinado inicialmente por Marcelo Rospide e depois por Marcelo Mabília, a equipe do Pelotas deu muitos sinais de que o resultado final do campeonato não seria o esperado. Dentre estes sinais, destacaram-se a sofrida vitória na estreia contra o Avenida de Santa Cruz do Sul, o empate diante do Guarany de Bagé – ambos os jogos acontecidos na Boca do Lobo, e ainda, o péssimo primeiro tempo no jogo do turno inicial contra o Aimoré e a polêmica e difícil vitória sobre o Guarani de Venâncio Aires, em jogo disputado na cidade de Pelotas.

Nem mesmo a chegada de Daniel Carvalho, que foi anunciado após o empate sem gols na partida diante do Inter-SM, em pleno estádio da Avenida, conseguiu dar uma maior consistência ao futebol apresentado pelo azul e ouro de Pelotas.

Depois de não ter disputado as competições de segundo semestre no ano de 2016, o Pelotas confirmou sua participação na Copa Paulo Sant’Ana, que valia uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série D e outra na Copa do Brasil, ambas em 2018. Mas o principal objetivo do Lobo ao disputar a Copa era montar uma base confiável de jogadores, visando o Campeonato Gaúcho da Divisão de Acesso do ano que vem.

Treinado pelo jovem Thiago Gomes, o início de competição foi altamente negativo para o Pelotas, que nas quatro primeiras partidas que disputou conseguiu 2 empates e 2 derrotas, diante do Grêmio-B e do Bagé, em jogo que marcou a pior atuação do Lobo na temporada. O áureo-cerúleo esteve muito perto de ser desclassificado ainda na fase inicial da Paulo Sant’Ana, mas duas vitórias salvadoras, com gols marcados nos acréscimos das etapas finais, levaram a equipe pelotense às quartas de final do campeonato.

Irregular, o Lobo sofreu diante do Guarany de Bagé, empatando a partida de ida das quartas, em plena Boca do Lobo. A classificação veio com uma vitória suada, no encharcado Estrela D’Alva, em Bagé, 2×1 e passagem às semifinais garantidas. Ainda instável, o Pelotas alternou uma grande atuação na primeira partida desta fase da Copinha, contra o Aimoré, e um aproveitamento pífio no jogo de São Leopoldo, que culminou na desclassificação áureo-cerúlea e no encerramento da temporada do Lobo pelotense.

JOGOS DO PELOTAS NO CAMPEONATO GAÚCHO DA DIVISÃO DE ACESSO DE 2017

PRIMEIRA FASE
Pelotas 2×1 Avenida
Guarani de Venâncio Aires 0x0 Pelotas
Aimoré 3×3 Pelotas
Pelotas 2×2 Guarany de Bagé
Santa Cruz 2×0 Pelotas
São Gabriel 1×2 Pelotas
Pelotas 0x0 Inter-SM
Pelotas 1×0 São Gabriel
Pelotas 3×1 Santa Cruz
Guarany de Bagé 1×0 Pelotas
Pelotas 1×0 Aimoré
Pelotas 2×1 Guarani de Venâncio Aires
Inter-SM 1×0 Pelotas
Avenida 1×0 Pelotas

QUARTAS DE FINAL
Pelotas 0x0 Lajeadense
Lajeadense 2×0 Pelotas

JOGOS DO PELOTAS NA COPA PAULO SANT’ANA
PRIMEIRA FASE
Pelotas 1×1 Guarany de Bagé
Grêmio-B 2×1 Pelotas
Pelotas 1×2 Bagé
Guarany de Bagé 2×2 Pelotas
Bagé 1×2 Pelotas
Pelotas 3×2 Grêmio-B

QUARTAS DE FINAL
Pelotas 1×1 Guarany de Bagé
Guarany de Bagé 1×2 Pelotas

SEMIFINAL
Pelotas 2×0 Aimoré
Aimoré 2×0 Pelotas (Pênaltis – Aimoré 4×3 Pelotas)

NÚMEROS TOTAIS DA TEMPORADA 2017
26 jogos
10 vitórias
8 empates
8 derrotas
31 gols a favor
30 gols contra

PRINCIPAIS ARTILHEIROS
Wélder – 5 gols (jogou apenas na Divisão de Acesso)
Paulinho Simionatto – 4 gols (jogou apenas na Copa Paulo Sant’Ana)
Giovane Gomes – 4 gols (jogou nos dois campeonatos)

Comentários

comments

Você pode gostar...