12 Anos de Escravidão

Por  Graça Vignolo de Siqueira

Sinopse:

“Baseado em fatos reais, o filme mostra Solomon Northup (ChiwetelEjiofor), um escravo liberto que é sequestrado em 1841 e forçado por um proprietário de escravos (Michael Fassbender) a trabalhar em uma plantação na região de Louisiana, nos Estados Unidos. Resgatado apenas 12 anos mais tarde é ajudado por Bass (Brad Pitt).”

Produzido por Brad Pitt, com uma trilha sonora doída na alma, do maravilhoso Hans Zimmer, o filme levou o Oscar de Melhor Filme em 2014.

O filme é um drama forte, com imagens fortes, com razões impossíveis de se aceitar. Por que humanos escravizaram humanos? Solomon Northup era um negro livre, inteligente, com dons musicais, com uma família constituída, com uma vida sossegada. Mas foi vítima de sequestro, comum naquela época em que uma parte dos EUA já havia libertado seus escravos, mas o sul ainda escravizava. E aproveitava para escravizar negros livres, sequestrando-os e levando-os para a Geórgia.

A maioria desses negros não conseguiu novamente sua liberdade. Solomon ainda levou o homem responsável por sua escravidão a julgamento. Mas, perdeu o caso. Então, em 1853 publicou o livro que dá nome ao filme e tornou-se ativo no Movimento Abolicionista. Ainda ministrou aulas sobre a escravidão pelo nordeste dos EUA. Sua maior ajuda foi salvar negros em igual situação em que estivera através dos trilhos de trens subterrâneos.

A trama se passa no período dos 12 Anos em que Solomon saiu para um concerto de violino e não mais voltou para seu lar, indo parar no sul dos EUA escravizado, açoitado, passando frio, fome e sendo tratado como um animal. Sem nunca perder as esperanças, escondeu que sabia ler e escrever e até seu nome verdadeiro, para que não o matassem.

Viu as injustiças serem feitas em nome do preconceito, o patrão ganhar muito dinheiro com o suor do rosto dos escravos, além de abusar sexualmente das mulheres, ignorando idade ou estado civil. Afinal, o negro era propriedade do dono das terras e ele fazia o que quisesses com sua propriedade.

Não tem quem não se comova com o sofrimento de Solomon, de Patsey, uma jovem escrava que só quer morrer, e com os escravos que morriam por sede e cansaço.  A trama se passa em 1841, 24 anos antes da abolição em 1865 e bem antes que no Brasil, último país do Continente Americano a abolir a escravatura. Chiwetel Ejiofor  tem, inegavelmente, o papel de sua vida.

O impactante novo trabalho do diretor Steve McQueen é admirável. As cenas são fortes, mas não banalizam a violência. Não percam a oportunidade de assistir. Importante dizer que Brad Pitt tem um papel pequeno, mas de suma importância para a vida de Soloman.

Não poderia ser outra a nota senão 10.

 

12 Anos_Escravid+úo

Comentários

comments

Você pode gostar...