Associação Escola Louis Braille promove as Brailleimpíadas e comemora seus 67 anos

Por Roberta Muniz

Grupo de percussão da Associação na festa comemorativa que aconteceu em frente à escola. Imagem: Micael Machado

A Associação Escola Louis Braille, que é voltada para o atendimento a deficientes visuais, cegos ou de baixa visão, promoveu entre os dias 31 de maio e 8 de junho, às Brailleimpíadas. O evento buscou fornecer aos alunos e associados diversas atividades. “Os alunos adoram! Participaram com muita alegria e dedicação. Para 2020 vamos buscar uma participação maior das famílias”, conta Andreia Robe, coordenadora pedagógica da Associação.

As atividades contaram com desfiles temáticos de apresentações de equipes, apresentação de forma criativa dos serviços da Louis Braille, de jogos adaptados com material reciclado que as equipes levaram, realização de cálculos com soroban e escrita em Braille, além do brechó e paródia com a temática da escola.

“Para nós, profissionais da Associação é muito gratificante. Ver a alegria, entusiasmo e a dedicação com que eles participaram é uma emoção enorme, pois nos envolvemos todos os dias com as atividades realizadas e buscamos com tudo que fazemos, condições melhores para eles, tanto na educação quanto na qualidade de vida de cada um dos nossos alunos. Eles nos inspiram a ser pessoas cada vez melhor”, finaliza Andreia.

Alunos, familiares e funcionários da Associação se divertindo na festa. Imagem: Micael Machado.

Além de promover as Brailleimpíadas – que já haviam acontecido na associação até o ano de 2011 e foram retomadas em 2019 –, a Associação comemorou 67 anos de atividades. A escola que atende não só os pelotenses, mas deficientes visuais de diversas regiões. No momento foi realizada uma festa comemorativa no último dia 8, que somou o final das Brailleimpíadas e o aniversário de uma associação que promove a integração social dos deficientes visuais.

A festa aconteceu em frente à escola e apresentações animaram os presentes. A banda da Brigada Militar realizou uma apresentação, juntamente com os corais e um grupo de percussão da própria associação, que também expuseram a sua arte. Na tarde ensolarada, os familiares, amigos, funcionários e alunos, puderam se divertir e comemorar.

Confira mais imagens de Micael Machado da final das Brailleimpíadas e da festa comemorativa: