Se dispor é promover saúde: Barraca da Saúde em Carreta do Agasalho no Guabiroba

Por Jessica Alves e Jéssica Lopes

Aferição de pressão arterial aos presentes no evento. Foto: Jéssica Lopes

No dia 2 de junho, a Associação Beneficente Inova Guabiroba, em parceria com o projeto de extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Fórum Social, promoveu a Sétima Carreta do Agasalho para os moradores do bairro. A Barraca da Saúde, outro projeto de extensão da universidade, marcou presença no evento levando atendimentos em saúde para os ali presentes.

O Fórum Social tem como objetivo desenvolver com a comunidade um projeto de ação entre ela e a própria universidade, buscando levar o conhecimento adquirido do centro acadêmico à população em parceria com a Federal, em benefício dos moradores do bairro Guabiroba.

Atendimento aos moradores do bairro Guabiroba. Foto: Jéssica Lopes

“A gente sempre defendeu essa aproximação da Universidade Federal, que ela venha para o bairro com ação de profissionais de todas as áreas. Aqui, não só na Guabiroba como em todas outras, é onde os futuros profissionais vão vivenciar a parte prática, quando a pessoa vem e sente o problema esse profissional vai se qualificar cada vez mais. Por isso nos incorporamos ao fórum social, para nos qualificar de formações técnicas através de pessoas qualificadas”, afirma Celso Rodrigues, presidente da Associação Beneficente e integrante do Fórum.

A Carreta do Agasalho foi um evento nativista rio-grandense, levando até a população atividades voltadas à saúde, família e cuidados em geral (beleza, higiene e meio ambiente), visando arrecadar agasalhos que posteriormente serão destinados a grupos de vulnerabilidade social, como moradores de rua.

O evento foi voltado à cultura gaúcha e contou com moradores nativistas. Foto: Jéssica Lopes

O movimento visa expandir o conhecimento e a percepção dos alunos com a realidade da própria cidade em que vivem. “A ideia do Inova é agregar cada vez mais pessoas para que se conscientizem de que precisamos nos ajudar. Quem tem um pouco, que pode, deve contribuir, alguém sempre será beneficiado com isso”, finaliza o representante da Associação.