Brigada Militar apresenta resultados da Polícia Comunitária em Rio Grande

Por Nicole Soares

 

Foi realizada no final do mês de janeiro uma reunião para a avaliação de dados da Polícia Comunitária de Rio Grande. De acordo com Comandante do 6º BPM, Tenente Coronel Carlos Alberto Brusch Terres, as viaturas do Policiamento Comunitário rodaram 25 mil quilômetros somente em janeiro, atenderam 440 ocorrências, prenderam quatro foragidos e recuperaram oito veículos. “A segurança em Rio Grande está mudando aos poucos, obviamente não podemos cuidar de todos os problemas de uma vez só, mas estes dados apresentados comprovam estas mudanças na segurança. Com a implantação da Polícia Comunitária nos bairros, o restante do efetivo pode manter seu foco na área central e no Cassino. Estamos nos adaptando para uma nova realidade”, explicou Brusch.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

O prefeito Alexandre Lindenmeyer parabenizou a Brigada Militar pelo trabalho que vem sendo realizado e avaliou como extremamente positiva a implantação da Polícia Comunitária. “Temos percebido um retorno favorável da população quanto ao policiamento comunitário. O trabalho da Brigada Militar já evitou muitas ocorrências, agora vamos trabalhar para que este projeto abranja todo o município. Apesar da preocupação com o número de homicídios, precisamos agradecer e reconhecer o trabalho desenvolvido pela Brigada Militar”, salientou o Prefeito.

A Polícia Comunitária é um projeto do Governo do Estado implantado através da Secretaria de Segurança Pública e já beneficia 12 municípios. Este projeto traz um conceito inédito no Brasil, aproximando os policiais da população e aumentando a segurança pública a partir desta proximidade. O projeto divide a cidade em núcleos formados por bairros, que são atendidos pelos próprios policiais que residem nestes locais. Os moradores e os policiais se conhecem até mesmo pelo nome. Antes, os PMs chegavam para registrar um crime somente depois do ocorrido, agora eles estão nos bairros o tempo todo, prontos para coibir qualquer ato de violência.

O Vereador Flávio Vigilante (SDD), presidente da Comissão de Segurança da Câmara de Vereadores do Rio Grande, manifestou o seu total apoio ao projeto: “Sabemos que ainda são altos os índices de homicídio em nossa cidade, mas com certeza a Polícia Comunitária é um grande passo para que possamos diminuir significativamente este número e garantir maior segurança para a nossa comunidade. Sem dúvida este projeto representa um grande avanço. Parabéns a Brigada Militar pelo brilhante trabalho”, finalizou o Vereador.

Comentários

comments

Você pode gostar...