Moda Pelotas – O festival que ilumina as ruas da cidade

Desfile de encerramento do primeiro bloco do evento. Foto: Jessica Alves

Por Jessica Alves, Jéssica Lopes e Nathianni Gomes

No dia 6 aconteceu mais uma edição do Moda Pelotas, no largo do Mercado Público. O evento foi aberto aos pelotenses com a intenção de integrar moda à cultura, comunidade e ao patrimônio local.

Reunindo cerca de 2500 pessoas, o Moda Pelotas é considerado o maior evento de moda do sul do estado e possui grande influência na inspiração estilística da região. O evento contou com a participação de Bem Ti Vi Store; Carla Oliveira; Fulana de Tal; Guidotti; Linhava; Marichia; Meggie; Renata Terra e do curso de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), que desfilaram suas coleções para a chegada das próximas estações.

As variadas formas e cores da beleza. Foto: Jessica Alves

O curso de moda da UCPel abriu a noite de desfiles com uma coleção especial feita pelos alunos, contou com a presença de várias marcas e lojas regionais. Cada categoria representada conteve diversificações nas modelos escolhidas, desde meninas, meninos e até senhoras. É importante salientar a inclusão de diversidade etnológica no mundo fashionista, e dizer que é preciso derrubar tabus estéticos e expandir a percepção sobre as variadas formas e cores da beleza.

Frantieska Schneid Moreira (32), professora do IFSul, revelou que a temática do evento é a de lançar tendências primavera-verão: “Alguns desfiles são assinados por produtores de moda e estes são os responsáveis por criar a narrativa e o discurso que será apresentado na passarela, como a escolha de looks, trilha sonora, acessórios…”. Frantieska evidencia a importância do evento para a cidade: “O Moda Pelotas é o maior evento de moda do estado e quiçá do sul do país. Nem em Porto Alegre temos mais eventos com o mesmo porte do nosso”, e declarou que acredita ser de suma importância a valorização por parte da prefeitura de Pelotas para continuar realizando o evento que traz orgulho aos pelotenses.

O evento teve público variado, desde crianças até idosos. Foto: Jéssica Lopes

O evento patrocinado pelas Lojas Pompéia, pelo CDL de Pelotas, pelo SESC e outras organizações, levou a orla do Mercado Central cores e recortes marcados para a próxima estação, além de mostrar o trabalho dos estudantes de moda. A pluralidade social ainda pouco à mostra começa a adentrar o mundo fashion e mostrar a importância da representatividade e da influência na vida das pessoas. A moda caracteriza a sociedade e cada vez mais está dando espaço a novas formas de beleza e identidades.