PREC Realiza dia das crianças solidário com o CRAS

Entrega de presentes em homenagem ao dia das crianças. Fotos: Micael Carvalho

Por Júlia Gonçalves, Jéssica Lopes, Jessica Alves, Micael Carvalho

No dia 11 de outubro em celebração ao dia das crianças, a Pró Reitoria de extensão e cultura (PREC), em parceria com o Projeto Vizinhança, esteve no CRAS São Gonçalo (Centro de Referência de Assistência Social) para que juntamente com alunos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) dedicassem uma tarde de oficinas e brincadeiras às crianças ali presentes.

O centro que já oferece diariamente serviços e ações à crianças, mulheres, idosos e famílias em caso de vulnerabilidade reforçou através do evento a importância do vínculo com os projetos da UFPel. Eles fortalecem o trabalho que cotidianamente é fornecido pelos coordenadores e educadores do CRAS, contribuindo ao trazer novas perspectivas de cultura e educação, além de criar um ambiente de pertencimento da comunidade junto à universidade, ao realizar atividades como tais.

A união da universidade com o projeto de assistência é de grande importância, pois auxilia na integração com a comunidade por meio de atividades exercidas pelos docentes e estudantes. A respeito da relevância desta união, a coordenadora Heloise Rodrigues afirma: “É muito importante a parceria com a UFPel, porque muita vezes não se tem recurso, nem condições para oferecer à comunidade, e quando a universidade vem ela abarca essa falta que a gente está tendo de atividades. Nos ajuda a ter os usuários dentro do CRAS”.

O Projeto Vizinhança, exercido pela PREC, está sendo reativado em parceria com CRAS São Gonçalo e com a ajuda da universidade conseguiu levar até os participantes oficinas de teatro, dança, terapia ocupacional e o cultivo de uma horta voltada para consumo próprio e geração de renda dividida entre os envolvidos. “Os serviços específicos que acontecem dentro do CRAS, serviço de convivência, os grupos, são oficinas que promovem a possibilidade deles aprenderem algo e quando saírem usarem como meio de lucro”, explica Heloise.

Ao final da tarde, após o lanche, as crianças e os idosos do local foram presenteados como forma de homenagem referente à data comemorativa.

O trabalho realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura dentro da comunidade é de suma importância para o desenvolvimento social da mesma, gerando esperança e sensação de pertencimento para os moradores, uma parceira que não pode parar, uma parceira que tem dado certo.