Rotaract Club Pelotas Oeste inicia projeto “Conhecendo a Doce Pelotas”

Projeto busca aproximar o grupo da comunidade.

Por Amanda Kuhn

O Rotaract Club Pelotas Oeste é composto por pessoas de 18 a 30 anos, em sua maioria, estudantes, que realizam projetos voluntários com o intuito de ajudar a comunidade pelotense. Todos os sábados, às 17 horas, no Shanghay (Rua 7 de Setembro, 257) ocorrem as reuniões, em que são debatidos projetos aprovados e projetos futuros. As propostas são apresentadas e votadas pelos membros presentes e as causas aprovadas são postas em prática durante a semana.

O projeto “Conhecendo a Doce Pelotas”, ministrada pela Betina Suziellen, estudante de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Diretora de Serviços à Comunidade, teve uma duração de duas semanas, em que foram coletados dados e a partir das informações obtidas, foram apresentadas ideias sobre diversos setores da cidade, como saúde (dados sobre imunizações, vacinas para as crianças) educação (taxas sobre abandono escolar em 2018), situações dos moradores de rua espalhados pela cidade, situação das crianças sob a tutela do Estado em Pelotas (Família Acolhedora). A partir desses dados, serão feitos projetos para a comunidade relacionado a essas causas.

As expectativas desse projeto, para Betina, é de que o clube, a partir desses dados, consiga fazer algo para a comunidade e “ir para a rua”, ver realmente o que está acontecendo na comunidade, e não ficar presos só nos dados e a partir deles, avançar para as próximas fases do projeto.

No mês de agosto, foram executados alguns projetos como a venda de toalhas com o logo do clube, em que o dinheiro arrecadado é deixado no caixa e utilizado para projetos. Além disso, também foi feita uma campanha de conscientização sobre a Poliomielite e o Sarampo, no chamado “Dia D” (18 de agosto). Há também o projeto Hortaract, que foi aprovado, que constitui na instalação de uma composteira na escola de educação ifantil Nosso Lar, da Diretora de Meio-Ambiente, Sabrina Moura, que começará a ser instalada nessa semana.

O Rotaract Club Pelotas Oeste tem oito anos de existência na cidade e já realizou diversos serviços a ações comunitárias pela cidade. É uma das muitas associações do Rotary Internacional, com o objetivo de unir jovens interessados em ajudar e melhorar a comunidade em que vivem. Os sócios pagam uma mensalidade de cinco reais para ajudar nos custos dos projetos e qualquer pessoa de 18 a 30 anos pode comparecer nas reuniões e participar dos projetos voluntários. A diretora de Imagem Pública, Gabriela Ribeiro, deixa aberto o convite para quem quiser comparecer nas reuniões, para conhecer o clube e participar desse projeto que tenta melhorar a nossa cidade!

Para quem quiser acompanhar o trabalho do Rotaract Club Pelotas Oeste no Facebook e Instagram.