Inscrições abertas para o 28° Prêmio Jovem Cientista

Por Francine Dias

Com o tema Segurança Alimentar e Nutricional, a 28° edição do Prêmio Jovem Cientista, está com inscrições abertas até o dia 19 de dezembro para estudantes do ensino médio e superior,  mestrado e doutorado.

De acordo com o site, este projeto tem como objetivo revelar novos talentos, investindo em estudantes e jovens pesquisadores, estimulando-os a pensar e criar soluções para os principais desafios brasileiros.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), cerca de 3,4 milhões de pessoas passam fome no Brasil, e a dedicação do poder Público para tirar as famílias desta situação abriu espaço para a discussão sobre a falta de qualidade dos alimentos consumidos pela população.

A escolha do tema visa criar soluções e inovações referentes à redução do desperdício de alimentos, desnutrição e obesidade, elaboração de alimentos orgânicos, formas de produzir alimentos sem degradar o meio ambiente, entre outras. Agronomia, nutrição, medicina, engenharia de alimentos, farmácia e bioquímica são as áreas relacionadas ao tema.

Conforme o regulamento do prêmio, há 11 linhas de pesquisa para as categorias mestre, doutor e estudante de educação superior. Já para os estudantes do ensino médio existem cinco e, para ajudar na elaboração dos primeiros passos da pesquisa, no site Jovem Cientista estão disponíveis aulas sobre segurança alimentar e nutricional.

As premiações variam de acordo com a categoria de ensino, vale salientar que o pesquisador indicado para menção honrosa receberá R$35 mil. Em relação a premiação das instituições, as duas que tiverem o maior número de trabalhos com mérito cientifico inscritos receberão R$35 mil cada.

Foto: Reprodução (

Foto: Reprodução

Criado em 1981, por uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho e Gerdau, o Prêmio Jovem Cientista é considerado um dos principais prêmios no campo das ciências no Brasil. Durante a 27° edição o prêmio alcançou seu recorde de inscrições, com 3.226 trabalhos.

O regulamento, assim como o formulário de inscrições, encontram-se no site.

Confira abaixo o vídeo da campanha.