Pomeranos e sua cultura: um caminho de atrações

Roteiro de turismo rural em São Lourenço do Sul oferece diversas curiosidades para os visitantes, incluindo gastronomia típica e acervos familiares

Larissa Schneid Bueno/Em Pauta

Há 18 anos, o roteiro de turismo rural do interior de São Lourenço do Sul, conhecido como Caminho Pomerano, proporciona aos visitantes uma imersão na cultura alemã pomerana, rodeada de cultura e história através de oito empreendimentos: Sabores do Sítio, Café Platô, Casa das Cucas Pomeranas, Recanto das Bergamotas, Heinden Haus, Plantas e Ervas de Inêz Klug, Memórias Und Andenken e Pousada Velho Casarão.

Todos são especialistas em proporcionar experiências diversificadas, misturando gastronomia típica, artesanatos, ervas medicinais, prédios históricos, acervos familiares, propriedades rurais, colecionismo e a tradicional apresentação do Casamento Pomerano com a noiva de preto, junto a paisagens naturais. Na cidade, o empreendimento Silvia Chocolates Artesanais e os parceiros Restaurantes Nona Bray e Sal e Brasa, também integram o roteiro.

Cultura dos imigrantes pomeranos pode ser visitada mediante agendamento / Foto: Foto: Catarine Thiel / Em Pauta

 

“Todos os empreendimentos estão funcionando normalmente e atendendo os visitantes mediante agendamento. A experiência de conhecer o Caminho Pomerano pode ser vivenciada por meio da agência de turismo receptiva Maria Faceira ou por agendamento através do nosso site, disponível em www.caminhoaminhopomerano.com.br. Nele, os visitantes encontram os contatos de todos os empreendimentos, podendo realizar o agendamento conforme a programação”, destaca o condutor local, Rodrigo Seelfeldt.Ao explorar a região, os visitantes também apreciam e contemplam a preservação e valorização da cultura construída pelos antepassados em 1858, sendo uma tradição mantida pelos empreendimentos locais até os dias atuais.

É por esse motivo que o Caminho Pomerano existe há 18 anos, por conta do empenho na valorização de elementos culturais que foram perdidos, por exemplo, no seu país de origem, como na Pomerânia, que não existe mais”, acrescenta Seelfeldt.

A preparação para receber o público acontece durante todo o ano, com ações de marketing no site, nas mídias sociais e em matérias jornalísticas, responsáveis por dar ainda mais visibilidade ao roteiro. Os empreendimentos também desempenham um papel crucial já que permanecem disponíveis por longos períodos e investem financeiramente para garantir a melhor experiência aos visitantes.

“A hospitalidade dos turistas é essencial, especialmente para os visitantes que se encontram na praia e têm a oportunidade de marcar suas visitas diretamente nos empreendimentos e fazer a visita no horário combinado. A tecnologia também nos ajuda para que as pessoas tenham mais facilidade de agendar suas visitas e explorar a região”, pontua Rodrigo.

Em 2023, aproximadamente 5 mil pessoas passaram pelos empreendimentos durante a temporada de verão. Até o final desta temporada, Rodrigo projeta um aumento de 25%, incluindo residentes locais, turistas, grupos, agências de turismo, escolas, universidades, etc.

Quiosque Recanto Pomerano

As pessoas que ainda não conhecem o roteiro, podem explorar a riqueza da cultura rural no Quiosque Recanto Pomerano, localizado no Parque Recanto da Ilha, próximo ao Restaurante Casa Nostra, na praia. Com funcionamento diário, das 10h às 19h, exceto às quartas-feiras, o ambiente, cedido pela Prefeitura, conta com produtos da Associação Caminho dos Pomeranos e dos artesãos da Economia Solidária, incluindo artesanatos de tecidos, biscuits, livros e produtos das agroindústrias, como sucos, geléias, rapaduras, entre outros.

“A comercialização desses itens contribui significativamente para a geração de emprego e renda nas agroindústrias e entre os artesãos, fortalecendo ainda mais a identidade do Caminho Pomerano e a reputação de nossa cidade. As pessoas levam consigo não apenas produtos, mas também memórias cultivadas aqui”, conclui Seelfeldt.

Comentários

comments

Você pode gostar...