Caçadores de Obras-Primas

Por Graça Vignolo de Siqueira

Sinopse:

“Quando chegava o declínio de Hitler na Alemanha, um grupo de 13 especialistas, vindos de países diferentes, é reunido para reencontrar obras de arte roubadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. George Stout (George Clooney), um oficial americano e conservador de obras de arte, lidera a equipe.”

Com o maior orçamento que já teve em sua carreira de diretor, US$ 60 milhões de dólares, George Clooney roteiriza, dirige e estrela essa aventura baseada em fatos reais. Com um elenco fantástico, George reuniu seu amigo Matt Damon, John Goodman, Bil Murray, CatBlanchett, Jean Du Jardin, entre outros.

O filme é baseado no livro “The Monuments Men: Allied Heroes, Nazi Thievesand the Greatest Treasure Hunt in History”, e conta a história de um grupo de especialistas em história da arte e curadores que arriscam suas vidas para salvar  obras de arte na Segunda Guerra Mundial.

Enquanto Hitler tentava dominar o mundo ocidental, seu exército nazista buscava e acumulava tesouros de arte na Europa, ouro e joias. A maioria das obras já fora catalogada, inclusive aquelas que queria destruir por serem de artistas recentes, como Pablo Picasso.

Passada no período de 11 meses, entre o Dia D e o Dia da Vitória, a trama é uma mistura de aventura, drama de guerra e comédia leve. É revoltante saber que os nazistas, comandados por Hitler, escondiam esse tesouro a fim de montarem um museu com as obras-primas roubadas por onde passavam. Foram encontrados, além da maioria das obras, milhões em ouro e, pasmem, dentes de ouro que foram arrancados dos judeus.

Embora relembre Onze Homens e um Segredo, pela reunião de amigos, o esquema de trabalho e o objetivo de passar alguém para trás, esse drama aconteceu e não podemos esquecer disso.

O personagem de George é Frank Stokes, um especialista em artes que informa ao governo norte-americano sobre os riscos de obras de arte sumirem no final da Segunda Guerra Mundial. Mas, o exército não queria assumir mais essa responsabilidade. Então, ele mesmo assume essa missão, convocando especialistas, curadores, arquitetos, professores e artistas.

O filme é bem feito, bem dirigido, com um ótimo elenco e embora não tenha uma aventura frenética, agrada.

Gostei muito e dou nota 9.

Índice1

 

 

Comentários

comments

Você pode gostar...