“O nome é o mesmo, mas a Chapa é renovada”, diz uma das representantes da Viração

Por Gabriel Bresque e Juliana Santos

Depois de duas vitórias, dois anos no DCE, a restauração da sede do diretório – que vivia em um prédio caindo aos pedaços em 2012 – e a iniciação do projeto de ter o DCE mais próximo da Universidade, o coletivo Viração tenta mais uma vitória, novamente como chapa 1.

Foto: Reprodução dda página no Facebook (http://on.fb.me/1yyRGYJ)

No pleito de 2014, a viração entra com algumas figuras marcantes na sua história no DCE e as mistura com uma nova representação de alunos que entram no movimento estudantil. É o caso dos dois entrevistados pelo Em Pauta, que conversou com membros da chapa 1 que, pela primeira vez, buscam aproximação e conhecimento com o movimento estudantil.

Assim, misturando experiência com a vontade do novo, mesclando ações e vitórias já conquistadas com sonhos novos, que a Viração ruma em direção ao seu futuro no DCE. Mas, para ter qualquer futuro, os membros da chapa 1 precisam vencer uma disputa que antes do início das votações, promete ser muito acirrada.

Para mais informações sobre o que a Viração já fez e suas propostas para o futuro do DCE, visite a página no Facebook.

Confira abaixo o vídeo e a transcrição na íntegra da entrevista feita com membros da Chapa 1 – Viração:

Em Paula UFpel: O que a chapa considera mais importante desempenhar dentro de um DCE?
Eugênia Basso (Letras – Inglês): É importante porque o DCE tem como papel principal representar o aluno dentro da Universidade. Qualquer problema que o aluno tem, ele terá que decorrer ao DCE. Acreditamos que o DCE, e nós da Viração, temos a capacidade de representar o aluno aqui na Universidade e fora da Universidade, para tudo o que for preciso. Caso ele precise de qualquer coisa durante os seus estudos na faculdade, para representar ele em algum outro lugar fora do espaço universitário e também qualquer problema que ele tiver aqui relacionado a problema de opressão, ou para conseguir algum recurso ou auxílio da Universidade, conseguir a sua carteira estudantil na hora, para ter direito à meia entrada em uma festa, um cinema, qualquer outro evento, para mostrar que ele é estudante ele tem que se utilizar do DCE e decorrer ao DCE. O Leonardo vai apresentar algumas propostas já feitas pela Viração.
Leonardo Duarte (engenharia ambiental): Nós conseguimos, enquanto DCE, junto com a engenharia de produção uma assembléia com a brigada militar para uma instalação em algum lugar da cotada, ter a instalação de uma sede da brigada. Isso não vai diminuir a criminalidade, mas vai ajudar em algo; a conquista de um ônibus de 47 lugares, como transporte gratuito de apoio entre os campi Cotada, Alfândega e Porto; 148 bebedouros com qualidade de água.
E.B: E, além disso, nós temos encaminhadas licitações para o Xerox no Capão do Leão e também vamos tentar conseguir mais variedade de Xerox aqui pro Anglo, para que o estudante e a estudante tenha um Xerox de melhor qualidade e que haja uma certa concorrência para que baixe o preço para o estudante, porque realmente está muito complicado.

EMP: Como será a organização e interação para ouvir e dar retorno aos cursos?
E.B: Nós acreditamos que como a Viração é uma Chapa que tem muitos alunos e alunos novos. É uma chapa que veio renovada. O nome é o mesmo, mas ela veio renovada. Temos uma representação muito grande em todos os cursos da UFPel porque nós temos alunos de todos os cursos e apoiadores, pessoas que estão na nominata. Então nós temos como obrigação fundamental ouvir esses alunos e tentar se informar quais são as principais necessidades dos cursos, o que eles mais carecem. Vamos ouvir esses alunos para correr atrás de melhorias. Além disso vamos tentar também ter um diálogo dom os DA’s do curso, para trazer mais recursos e tentar solucionar qualquer problema que o curso vier a apresentar.

EMP: Qual ou quais propostas sua chapa julga ser prioridade?
L. D: Nós estamos buscando um ônibus de qualidade para o transporte para o Capão do Leão, porque lá, como todo mundo sabe, está alta a passagem e os transporte não chega a ser de qualidade com só uma linha; a licitação do R.U do Anglo para ter mais interação com o estudante, para o R.U abrir nos finais de semana.
E.B: Além disso vamos fazer uma ouvidoria do DCE. Qualquer problema que o estudante tiver, recorre ao DCE,e além disso, uma representação de direitos humanos, para que qualquer aluno que se sentir oprimido dentro da Universidade possa recorrer a essa ouvidoria e expor os seus problemas que vamos solucionar de alguma maneira.