Por dentro das atividades dos fã clubes de séries

Por: Jessica Correa Pereira e Marielle Silveira Gauterio

Os fã clubes de séries estão se popularizando nas mídias e redes sociais, se transformando em fonte de informação e renda. A equipe por trás dessas atividades é responsável pela divulgação de séries, podendo colaborar com o impedimento de futuros cancelamentos e a renovação de séries finalizadas.

A atividade é realizada por fãs, muitas vezes não remunerados, mas que podem almejar transformar em fonte de trabalho. Como destaca a estudante de Jornalismo, que integra a equipe do Mix de Séries, Ana Maria Fernandes, “a remuneração é esperada em qualquer trabalho, mas isso necessita tempo, estudo e um retorno maior do público com as matérias e notícias”.

Para a estudante, o projeto foi além das redes sociais, o fã clube sobre séries guiou a sua escolha para o curso da Universidade. Ela contou que: “senti a necessidade, através do Mix, de fazer o que eu realmente gostava – falar sobre séries. Decidi transformar isso na minha profissão. Posso afirmar que foi o Mix que me inspirou a cursar Jornalismo”.

Se o retorno não vem em dinheiro, o feedback positivo e as experiências compensam. O criador de conteúdo e estudante de Arquitetura e Urbanismo, Marcello Oliveira Costa, 20 anos, entrou para a equipe do Sobre Sagas  há 3 anos, logo no começo do site, e disse que “foi ótimo o ver crescer”.

Atualmente, o Sobre Sagas tem uma página no Facebook com mais de um milhão de curtidas. O Marcello comentou que esse reconhecimento já proporcionou desde viagens para promover e falar sobre filmes e sagas, até brindes e experiências, como conhecer atores.

A atividade não é fácil e para alcançar o sucesso tem que se empenhar. De acordo com Marcello, ele utiliza o tempo de sobra das demais atividades para sempre estar no Sobre Sagas. Assim a vida pessoal e as obrigações do site andam sempre bem, como apontou.

Já a Ana Maria Fernandes, que escreve algumas resenhas para o Mix de Séries, acompanha as produções o mais breve possível. Mas, como disse, “atualmente, tenho tantas séries atrasadas ou para fazer maratona que estou esperando me formar na faculdade para conseguir maratonar!” – os seriadores entendem.

Também os estudantes de cinema estão interessados no mercado das séries. Graziele Cardozo, discente do curso na Universidade Federal de Pelotas, disse que é visível o interesse por roteiros, “já teve oficina de roteiro só para séries oferecida em Pelotas”.

Para Graziele, além do empenho de divulgação dos fã clubes, também a “distribuição das séries está se esforçando bastante pra incluí-las nos meios mais populares (no sentido de pop mesmo) para ganharem visibilidade”. Citando, como exemplo, o elenco da série Sense8 ter vindo para o Brasil durante a parada gay de São Paulo.

A atividade realizada de fã para fã é sinônimo de reciprocidade. Segundo Ana Maria, a escrita do Mix de Séries é colaborativa, “por amor a camisa mesmo”. E o Marcello Costa também vê o retorno em likes, comentários e compartilhamentos. A felicidade da equipe do Sobre Sagas está em levar as notícias para milhares de pessoas – “é como se cumpríssemos nosso papel de fãs.” Enfim, atividades realizadas com paixão e não só voltadas ao lucro são uma ótima dica para o sucesso.

Página no Facebook do Sobre Sagas