Meditação online: a busca pelo autoconhecimento nas mídias sociais

Por: Rayane Lacerda

A meditação, de maneira geral, é vista como uma prática de relaxamento e descanso desenvolvida através do silêncio – o qual, por sua vez, é responsável por esvaziar a mente. Entretanto, é uma atividade que alcança limites ainda maiores, proporcionando o autoconhecimento, o alívio de transtornos psicológicos (como ansiedade e depressão) e a transmutação de energias vitais.

Em uma sociedade cada vez mais rápida e prática, a meditação ganha força e inúmeros adeptos ao redor do mundo, adquirindo, principalmente, consideráveis espaços nas mídias sociais. O Meu Projeto Meditar é um ótimo exemplo de iniciativas as quais buscam transformar a vida das pessoas de forma simples e direta. “É muito interessante deixar os pensamos passarem. Com a meditação eu me sinto leve e calma, capaz de questionar os sentimentos negativos que o ser humano tem” expressa Gabriela Schander, 20 anos, estudante, praticante da atividade há cerca de 4 meses.

O Projeto

Gabriela Frantz, idealizadora e especialista em meditação, conta que o Meu Projeto Meditar   surgiu com o objetivo principal de ser um plano digital, apenas online, com palestras, cursos e aulas. “Iniciou em junho de 2015 e, no mesmo ano, eu alimentei a página com informações, áudios de meditação guiada disponíveis na plataforma Soudcloud e realizei outros eventos online pelo Hangout [canal da empresa Google]”, comenta ela.

A ideia deu tão certo que Gabriela enxergou a possibilidade de retomar o trabalho presencial, criando cursos e grupos que estimulam o próprio engajamento online – tendo em vista que cada turma possui o seu grupo nas mídias Facebook e Wahtsapp, exclusivamente.

As redes sociais como forma de integração

Mesmo que cada turma tenha o seu círculo fechado de troca-troca de mensagens e conteúdo, Gabriela também criou grupos gerais para que a prática da meditação seja de fácil e possível acesso de toda e qualquer pessoa que se demonstre interessada. “Eu também estimulo o uso das redes sociais como uma forma de nos aproximarmos e mantermos um contato mais direto”, afirma Gabriela. Além disso, ela explica que vê tais

mídias como “um suporte para que os próprios alunos se sintam mais amparados e com ferramentas capazes de implementar a meditação no dia a dia”. Os grupos abertos no Facebook podem ser encontrados por meio dos títulos Medita Pelotas e Medita Rio Grande, compreendendo, de maneira primordial, a região sul do estado. Segundo dados compartilhados por ela, os grupos possuem 428 e 133 membros, respectivamente.

Nova ferramenta online para a meditação guiada

Recentemente, o site Facebook atualizou a sua versão e disponibilizou a ferramenta de transmissão ao vivo – o que instigou o lado criativo de muitos usuários. O Meu Projeto Meditar percebeu isso como uma nova forma de ajudar as pessoas, iniciando o processo de meditação guiada. Diariamente, logo no início da manhã, Gabriela convida a todos para iniciar o dia energizado, como o próprio título do canal afirma. “ Os vídeos ficam todos disponíveis para quem quiser acessar depois, mas eu não divulgo abertamente. Esses vídeos ficam só nos grupos”, comenta.

Grande parte doa alunos e participantes dos grupos encontraram um meio de desenvolver a concentração e o foco nas atividades do dia a dia. “Através da meditação também consegui observar as situações com foca nas minhas perspectivas e não na das outras [pessoas]. A mudança me auxiliou a ‘deixar passar’ e não me irritar […]. Também consegui voltar a dormir, pois tenho insônia”, aborda Michele Vollrath Bento, 35 anos e professora.

Assim, cria-se uma união entre pessoas que buscam o mesmo propósito, sendo possível compartilhar experiências e situações as quais envolvem os transtornos, alcançando resultados positivos de maneira conjunta. Ao conversar de maneira geral com os alunos, todos recomendam o acompanhamento online de cursos e transmissões, afirmando unanimemente ser um divisor de águas nos ciclos desse longo processo que reconhecemos como vida.

Conheça mais o trabalho da Gabriela Frantz e os benefícios da meditação: medium.com/@gabrielafrantz

Comentários

comments

Você pode gostar...